quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Cartago


Os fenícios, da cidade Tiro, fundaram no século IX a. C. uma colônia ao Norte da África: a cidade-Estado de Cartago. Em virtude de sua posição e influência fenícia, Cartago logo se transformou em um poderoso entreposto comercial.

Potência comercial
Protegida por grossas muralhas, a cidade cresceu e fundou colônias nas costas do Mediterrâneo. No século V a.C., era a cidade mais rica da região, vivendo cerca de 400 mil pessoas nela. No século IV a.C., Cartago tornou-se um dos maiores impérios marítimos do Ocidente, dominando cidades do Norte da África, da Sicília e da Península Ibérica. Essas regiões forneciam a Cartago alimentos e metais, principalmente chumbo e prata.
Durante muito tempo, os cartaginenses usaram o ouro como forma de pagamento em suas transações comerciais. Isso exigia muito tempo, pois a cada mercadoria comprada era necessário pesar a quantidade certa de ouro e transferi-la para o vendedor. No século IV a.C., os cartaginenses passaram a cunhar sua própria moeda, que substituiu o ouro como forma de pagamento.
Mapa do Mediterrâneo durante as Guerra Púnicas
Eram intensas as atividades comerciais de Cartago. Os comerciantes da cidade compravam e vendiam os mais variados tipos de mercadorias. Ouro, prata, ferro, estanho e marfim, vinham de diferentes regiões da África, Ásia e Europa.
Essas e outras mercadorias entravam e saíam pelo porto de Cartago. Construído em forma circular, havia em seu interior espaço suficiente para mais de duzentas embarcações de guerra.

Força naval e militar
A frota de navios de guerra dos cartaginenses era uma das maiores do Mediterrâneo. Os barcos eram movidos a remo e tinham em sua proa (parte da frente) um esporão para danificar os navios inimigos.
Elefantes eram usados pelo exército de Cartago
Cartago não contava com um exército permanente. Quando se fazia necessário, o governo cartaginês recrutava homens na Grécia, na península Ibérica ou no norte da África, para lutar a seu serviço.
Uma das características do exército cartaginês era o uso de elefantes como arma de guerra. Esses animais, comprados no norte da África, eram utilizados tanto para transportar soldados como para avançar sobre inimigos. 

Declínio
Cartago entrou em declínio no século III a.C., quando passou a sofrer a concorrência de outra grande cidade. Era Roma, que disputava com ela a supremacia na região do Mediterrâneo, em um conflito que ficou conhecido como Guerras Púnicas, entre os anos de 246 a.C. à 146 a.C.

Cartago foi completamente destruída e transformada em província romana. Após de derrotados pelos romanos, pouco restou dos fenícios no Mediterrâneo, os poucos sobreviventes foram enviados à Roma como escravos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário