terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Cultura Mochica


Os Mochicas, que viveram entre os anos 200 a.C., e 700 d.C., ao Norte do atual Peru, cuja cultura se desenvolveu principalmente nos vales de  Moche e de Chicama (atual província de La libertad).

Economia
Os Mochicas construíram uma extensa rede de canais de irrigação que facilitaram a plantação de milho, pimenta e amendoim. Eles também praticaram o comércio e o artesanato, com uma grande produção de tecidos e objetos de ouro, prata e uma cerâmica policromada de boa qualidade.
Vaso de terracota, representando
um guerreiro

Sociedade desigual
A cerâmica mochica revela diversos elementos da vida cotidiana. Muito hierarquizada, a sociedade de mochica era dominada por uma aristocracia que controlava o poder político, militar e religioso. Assim sendo, havia grande desigualdade social: os governantes, guerreiros e sacerdotes, viviam e situação privilegiada em relação aos agricultores, pescadores e artesãos.

Religiosidade

A mitologia mochica também era representada em sua rica iconografia de cerâmica. Eles ergueram pirâmides, com cerca de 18 metros de altura. As pirâmides do Sol e Lua foram feitas de blocos de adobe, são vestígios de um centro cerimonial.




Nenhum comentário:

Postar um comentário