sábado, 13 de fevereiro de 2016

Teotihuacán


Por volta de 300 a.C., um povo cuja identidade ainda não foi esclarecida pelos pesquisadores ocupou uma parte do território atualmente pertencente ao México. Esse povo constituiu uma cidade que se tornaria gigantesca: Teotihuacán.

Uma grande cidade
Essa cidade atraiu pessoas de diversas etnias e lugares e chegou a ter uma população de cerca de 125 mil pessoas. O centro de Teotihuacán se estendia por mais de 20 quilômetros quadrados. A cidade reunia milhares de moradias, que constituíam seu núcleo residencial.
Essas casas estavam dispostas de forma planejada, formando quarteirões com ruas estreitas. Ao redor da cidade havia um muro com poucos portões, facilitando o controle de entrada e saída de pessoas, como forma de prevenir invasões de povos inimigos. A cidade possuía também um sistema de canalização de água e uma rede de coleta de esgotos.
A agricultura, o artesanato e o comercio era as atividades econômicas pratica na cidade, além da mineração da obsidiana, uma rocha escura produzida pela lava vulcânica e utilizada para fazer facas e pontas de flechas.
Mapa de Teotihuacán
Os habitantes de Teotihuacán mantinham contato com os demais agrupamentos humanos do atual México, por meio do comércio e de relações diplomáticas. Também fizeram uso da força, dominando alguns territórios vizinhos.

Religião
Além da área residencial, havia em Teotihuacán uma enorme praça central, que funcionava como centro cerimonial. Nela destacavam-se duas pirâmides: uma dedicada ao Sol e outra, à Lua, a qual os moradores da cidade realizavam cultos religiosos a esses dois astros, que simbolizavam o dia e a noite.
A pirâmide do Sol possuía 65 metros de altura e 200 metros de largura em cada um dos lados. Ela ficava numa das plataformas cerimoniais, cercada por construções retangulares, pátios, depósitos e palácios. Esses palácios eram ocupados por sacerdotes, que, devido à importância da religiosidade, tinham grande prestígio na cidade.
Os palácios de Teotihuacán possuíam portões de entrada com colunas quadradas ornamentadas por figuras em relevo. As paredes internas eram revestidas com argamassa e decoradas com painéis pintados com desenhos geométricos e figuras de jaguar, o qual reverenciavam-no como o senhor da floresta.

Fim de Teotihuacán
Por volta do ano 600 d.C., diversos povos vindos do Norte do atual México, em busca de terras férteis para a agricultura invadiram Teotihuacán e a cidade foi parcialmente destruída. O centro político foi abandonado e os poucos habitantes se fixaram nas zonas rurais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário