sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016


Os Olmecas



Os Olmecas viveram no território do atual México entre os anos de 1200 a.C. até 400 a.C., se fixaram inicialmente nas margens do golfo do México e, ao longo do tempo, se deslocaram para o interior.

Economia
Eles plantavam milho, feijão, abóbora, pimenta, abacate e tomate.  Desenvolveram o artesanato e um intenso comércio com povos vizinhos, organizando caravanas que atravessavam os atuais territórios da Guatemala, Honduras e Nicarágua.
Ao longo do tempo, alguns grupos sociais utilizaram a força para controlar as terras mais próximas dos rios. Essa proximidade facilitava a irrigação e produtividade. Isso permitiu que os controladores dessas terras obtivessem excedentes de alimentos, que eram comercializados nas cidades.
A atividade comercial possibilitou a esses grandes proprietários acumular mais riqueza, diferenciando-se dos demais agricultores. Um grupo que acumulava riqueza era o dos sacerdotes, que controlavam grandes extensões de terras, trabalhadas pelos camponeses.

Religiosidade
Os olmecas criaram centros cerimoniais, compostos de pirâmides erguidas em grandes praças. Em 1250 a.C., em um local que mais tarde seria chamado de San Lorenzo, eles construíram um centro cerimonial de barro e madeira, composto de uma plataforma de 45 metros de altura.
Por volta de 900 a.C., em um lugar depois chamado de Capalilloi, os olmecas construíram um templo com grandes blocos de mármore, dotado de um aqueduto para o transporte de água.
A principal divindade adorada por eles era um poderoso espírito da floresta, o jaguar-homem, ao qual se atribuía a capacidade de mudar de forma para homem e vice-versa. Essa divindade era representada em máscaras utilizadas pelos sacerdotes durante os cultos religiosos.
Centro cerimonial Olmeca
Eles acreditavam que todo ser humano tinha um “duplo” animal. Tudo o que acontecia com um aconteceria com outro. Se um animal morresse, por exemplo, uma pessoa morreria também, e vice-versa. O “duplo” dos sacerdotes era o jaguar, uma forma de representar seu poder, poi além de líderes religiosos, eram também chefes políticos.
Sob a liderança dos sacerdotes, os olmecas realizaram contatos com povos vizinhos, com os quais comerciavam constantemente. Inicialmente esses contatos foram pacíficos, mas ao longo do tempo, os olmecas utilizaram sua força guerreira para dominar outros povos e cobrar tributos deles.
Além de organizar os rituais religiosos, os sacerdotes desenvolveram o estudo da astronomia e da matemática e criaram um sistema de registro que mais tarde foi aperfeiçoado por outros povos, possibilitando a criação de uma escrita, que ainda não foi decifrada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário