domingo, 31 de janeiro de 2016

Índia Antiga

A decadência 
das cidades harapenses, fez com que no ano 1900 a.C., a população migrasse para o Vale do Rio Ganges. Por volta de 1500 a.C., grupos nômades indo-europeus, chamados de árias ou arianos, vindos da Ásia Central, a procura de pastagens para seus rebanhos, invadiram a região do vale do rio Ganges e dominaram seus habitantes.

Era védica

Com o decorrer do tempo, estes agrupamentos humanos foram se fixando na região, cultivando arroz, cevada, algodão, trigo e cana-de-açúcar. Dividiram-se então, em vários povoados, governados por um chefe, o rajá, e um sacerdote.
Com o passar do tempo, esses povoados foram crescendo. No século VI a.C., estes povoados já se constituíram-se em 17 pequenos reinos, e passaram a expandir seus domínios sobre o vale do rio Ganges. No século V a.C., o reino de Magadha subjugou os demais 16 reinos, passando a dominar as rotas comerciais ao longo do rio ganhes, até a baía de Bengala.

Cultura

As lutas entre grupos arianos, pelo controle das terras próximas ao rio Ganges, deram origem a um conjunto de hinos religiosos, preces, fórmulas mágicas, poemas e contos muito antigos, repassados pela tradição oral pelos indianos, por 400 anos. Foram reunidos e escritos em sânscrito - língua escrita e falada pelos indianos na época.

Sociedade

Os arianos sentiram-se superiores aos nativos e passaram a discriminá-los, isolando-os nas atividades mais importantes. Esse preconceito deu origem a sociedade de castas, onde havia uma divisão social em grupos rigidamente demarcados.
-Brâmanes: casta dominante, composta pelos . sacerdotes;
-Xátrias: formada pelos nobres guerreiros;
-Vaixás: comerciantes, artesãos e agricultores, eram obrigados a pagarem impostos e a servir na guerra;
-Sudras: constituída pelos servos, trabalhadores e dependentes do seu senhor;
-Párias: sem casta, chamados de intocáveis. Eram excluídos de direitos por serem considerados impuros por desobedecerem as leis religiosas.

Religião

A religião ariana estava relacionada com às forças da natureza, como vento, fogo e tempestade. Os deuses eram como os humanos, que se alegravam diante de presentes e se entristeceriam diante do desprezo. Por esta razão, antes dos arianos solicitarem um pedido, de boa colheita ou cura, os arianos faziam sacrifícios ou ofertas de ouro e bebidas.
Por volta do século VII a.C., houve uma fusão das culturas Harapense com a ariana e surgiu o hinduísmo. Foram mantidas as divindades arianas e introduzido um deus superior, o Brahma, que abrangeria todo o universo.
Segundo a crença hindu, o universo é constantemente destruído e reconstruído. Essa renovação contínua é realizada através de três deuses: Brahma, Vishnu (o deus preservador) e Shiva (simultaneamente o criador e destruidor).
Shiva a esquerda, Parvati a direita e Ganesha
ao centro
Shiva é o símbolo da regeneração, da renúncia, da procriação é o criador do ioga e protetor dos ascetas- aqueles que renunciam aos prazeres mundanos- sua representação com a palma da mão estendida, representa proteção. Shiva, é casado com Parvati (filha do Himalaia, montanha-deus), ela é considerada a suprema Mãe Divina e todas as outras deusas são vistas como sua encarnação ou manifestação. Do casamento de Shiva e Parvati, nasceram Ganesha (corpo humano e cabeça de elefante) é o deus que remove obstáculos, guardião das estradas, patrono das letras e da aprendizagem; Skanda o deus guerreiro
O bramanismo ou hinduísmo influencia diretamente a vida dos indianos. Desde a manutenção do sistema de castas, até na alimentação.

Carma
Para justificar o sistema de castas, foi criado uma explicação religiosa, que acabaria por se tornar um dos pontos importantes do hinduísmo é a reencarnação. A alma passaria por um ciclo de encarnações, o samsara, para haver uma evolução da alma. Quando a alma atingir seu nível superior, o moksha, já não será mais necessário reencarnar. Esse seria o momento de libertação total do ser.
A crença na reencarnação está ligada à ideia do carma, onde o universo é regido por uma lei inalterável, que determina a secessão dos acontecimentos, aos quais as pessoas teriam de passar. Assim, o modo de vida atual, que alguém enfrenta, é reflexo as vidas anteriores. Para se libertar do samsara, o indivíduo, deve percorrer alguns caminhos na sua vida terrena:
-Caminho do conhecimento: percebendo o mundo como ele realmente é, superando as ilusões criadas pela ignorância;
-Caminho da ação: aceitar o sofrimento e renunciar aos desejos materiais;
-Caminho da santidade individual: conseguido através da meditação, orações e a prática da ioga.

Importância dos animais
A dieta hindu, é vegetariana, excluindo o consumo da carne. A vaca é associada a bondade. Shiva é representada, algumas vezes, mantado em um touro branco, o Nandi, é ele quem o leva para as batalhas contra o demônio. O leão é acossado a Parvati. O rato é associado a Ganesha, porque é capaz de abrir qualquer caminho, roendo o que encontra pela frente.
Na cidade de Jaipur, ao norte da Índia, os macacos andam livremente, sem serem incomodados. Segundo a crença, os macacos ajudam o deus Rama a resgatar sua mulher Sita, das mãos de Ravana, divindade ligada ao mal.

Importância do rio Ganges
A queima dos corpos após a morte é outro traço marcante dos indianos. Segundo eles, Agni, o deus do fogo, consome o corpo durante a queima e Yama, o deus da morte, preserva a alma até a próxima encarnação. O ritual é feito às margens dos rios, em especial ao Ganges, que os hindus acreditam ser o mais sagrado. Ao menos uma vez em vida, os indianos têm que se banharem nas águas do rio Ganges, para um ritual de purificação.

O budismo surgiu na Índia
O budismo surgiu na Índia, por volta do ano 500 a.C., mas não teve boa aceitação no país. Contudo a doutrina budista se espalhou pelo oriente, principalmente no Japão.  O nascimento dessa doutrina está ligado à história de vida do príncipe Sidarta Gautama, o qual vivia em um palácio cercado de luxo e riqueza.
Insatisfeito com a vida que levava, com 29 anos de idade decidiu abandonar tudo e vagar pelo mundo. Após anos de meditação, o príncipe alcançou a iluminação espiritual, torando-se Buda, que significa, o iluminado. A partir de então, passou a pregar sua doutrina em todas as regiões da Índia.
Buda, se opunha ao sistema de castas, ganhando muitos adeptos, nas castas inferiores. Um dos principais pontos da sua doutrina é a afirmação de que o caminho para a superação dos sofrimentos atuais é conseguido através da purificação moral e espiritual.







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