sábado, 2 de janeiro de 2016

Origem da vida
Perguntas como: “Quem somos”, “ De onde viemos? ”, ” Como iniciou a vida na Terra? ”, desde sempre intrigaram a humanidade, e, você mesmo, já deve ter feito ela para si. As primeiras formas de explicações surgiram por parte da religião e mitologia. A filosofia foi a primeira formar racional de tentar entender e dar respostas para estas questões. Somente no éculo XIX, irão surgir pesquisas científicas, que irá responder estas questões de forma empírica, contudo algumas serão teorias serão quebradas.

1. Pensamento religioso
As explicações religiosas, foram as primeiras criadas pelos humanos, a fim de explicar a origem do universo e os seres vivos. Através do criacionismo, as religiões narram seu (s) Deus (s) o mundo e a vida, sem nenhuma comprovação racional, apenas dogmática. Veja alguns exemplos abaixo:
Para os incas, o deus Viracocha, criou os homens a partir do barro e os colocou em cavernas, de onde eles saíram para o mundo exterior. Ele também criou o sol, a lua e as estrelas a partir do lago Titicaca.
Já os guaranis tem sua crença de criação em Tupã, o deus trovão.Foi ele quem criou tudo o que existe na Terra, incluindo oceano, as matas e os animais. Também ele, colocou as estrelas no céu. Após feito tudo isso, Tupã criou os guaranis, primeiros homens a habitar a Terra. Dos guaranis descendem os demais povos.
Criação do mundo, segundo o livro do Gênesis
Os cristãos, que se apropriaram das crenças judaicas, creem que seu Deus, Iavéh, existe desde sempre. Através de um grande amor, criou todas as coisas vivas e não vivas da Terra e o firmamento no decorrer de seis dias. O homem foi criado a sua imagem e semelhança a partir do barro, e após o sopro divino dado por Iavéh ganhou vida. A mulher, foi criada a partir de sua costela, a fim de fazê-lo companhia.
Segundo o povo africano banto, Bumba estava sozinho nas águas escuras do nada. Desejava ter companhia, mas sem luz, não podia procurar por uma. Certo dia, sentiu uma dor de barriga e vomitou o Sol. De repente, havia luz em toda parte. Bumba vomitou depois as estrelas e a Lua e, assim, a noite também tinha luzes piscantes e suaves. No dia seguinte, vomitou nove criaturas diferentes, incluindo a tartaruga, o leopardo, a águia, o besouro, o crocodilo e um peixe chamado Yo. Ele também criou o relâmpago e, finalmente, vomitou homens. As criaturas recriaram a si próprias e também fizeram outros animais. Yo criou todos os peixes do mar, o besouro criou todos os insetos, o crocodilo, todos os animais de pele fria.
Segundo os gregos o começo, tudo era uma desordem, o universo estava imerso em uma treva sem fim, pois o Caos, o único deus que existia desde sempre, reinava sobre o nada, sozinho. Cansado de estar só, deu início ao processo de criação. Começou criando Gaia, que pode ser considerada como a Mãe Terra e é cheia de força vital. Após ela, foi criado Eros para ser a divindade do amor. Por fim, o deus Caos decidiu criar o Tártaro, que nada mais era do que uma espécie de local, mais precisamente, o inferno grego. E por diante outros deuses foram surgindo até o homem.
Depois da criação do mundo e dos animais, tornou-se necessário, porém, um animal mais nobre, e foi feito o homem. Não se sabe se o Criador o fez de materiais divinos, ou se na Terra, há tão pouco separada do céu, ainda havia algumas sementes celestiais ocultas. Prometeu tomou um pouco dessa terra e, misturando-a com água, fez o homem à imagem e semelhança dos deuses. Deu-lhe o porte ereto, de maneira que, enquanto os outros animais têm o resto voltado para baixo, olhando a terra, o homem levanta a cabeça par ao céu e olha as estrelas.

Pitágoras
2. Pensamento filosófico
Os primeiros filósofos da Grécia, no período pré-Socráticos séc. VI e V a.C., tentaram elaborar várias explicações para o espaço. Para eles, o Anaximandro (espaço) surgira da água e os humanos descendiam dos peixes. E, segundo os gregos, o homem representa o esplendor e a mulher seria uma forma inacabada do homem.
O nosso planeta seria um disco achatado e flutuante circundado por tubos de névoa luminosa, com um círculo de fogo por fora (o sol). Aperfeiçoando algumas ideias de Pitágoras, Eudoxo de Cnido criou um modelo geocêntrico no séc. IV a.C. do Universo. A Terra era o centro do Universo e tudo existente nele girava em torno dela.

3. Pensamento científico
Cientificamente é a mais aceita atualmente para compreender como surgiu a enorme diversidade de seres vivos que habitam a Terra. Segundo essa teoria, as espécies se seres vivos passam por mudanças ao longo do tempo, diversificando-se e dando origem a novas espécies.
Lamarck
O pensamento evolucionista, embora fosse mais antigo, ganhou força no século XIX com os trabalhos dos naturalistas Charles Darwin e Alfred Wallace. Antes deles, surgiram várias teorias a este respeito.
No século XVII, surgiu a Teoria da Geração Espontânea, na qual, pequenos seres vivos , como moscas e girinos poderiam surgir de matéria bruta, assim a vida surgiria de forma espontânea. 
A Teoria do Determinismo, defendida por Lamarck. Segundo ele, os seres vivos evoluiriam, se adaptando ao meio em que viviam.
Assim sendo, poderiam ocorrer transformações nos seres vivos devidos a dois mecanismos: pelo uso e desuso, a qual o ser vivo se adapta ao meio, adquirindo novas características pelo uso ou desuso de certas partes de seu corpo; e pela herança dos caracteres adquiridos, onde as características adquiridas pelo uso e desuso eram transmitidas as gerações futuras.
Darwin
Seria como um ser humano, usasse mais o braço direito, e criasse mais músculos, segundo Lamarck, o braço mais forte, direito, seria transmito as gerações futuras. Contudo, estas são mudanças no fenótipo (no corpo) e não genótipo (genes), está comprovado que, estão contidas na carga genética as características dos veres vivos, e através dela passadas tais características às futuras gerações.
Em 1959, o cientista britânico, Charles Darwin, publicou o livro que abalou o mundo: “A origem das espécies”, ele detalha o processo de seleção natural e traz a ideia revolucionária de que o ser humano também é resultado do processo evolutivo por seleção natural.
Para chegar a esta conclusão, Charles Darwin e Alfred Wallace tiveram a oportunidade de viajar pelo mundo pelo navio Beagle, durante cinco anos (1831-1836) observar e estudar diversos ambientes, animais, plantas, fósseis de seres já extintos, rochas e condições naturais em diferentes regiões do planeta, inclusive no Brasil.
Diferenças entre as teorias de Lamarck e Darwin

De maneira independente, Darwin e Wallace chegaram à conclusão de que os seres vivos mais bem adaptados ao meio ambiente, ou seja, que têm características que lhes permitem sobreviver, transmitem essas características às próximas gerações, enquanto os menos adaptados tendem a desaparecer. A esse mecanismo, Darwin deu o nome de Seleção Natural.


Os dinossauros surgiram na era primária
4. Surgimento das espécies
 Há cerca de 5 bilhões de anos surgiu o planeta Terra, após o Big Bang, ocorrido há muitos bilhões de anos atrás, que deu origem ao universo.  Por entorno de 4 bilhões de anos, não havia vida na Terra.

As "Eras"
A vida só surgiu a cerca de 1 bilhão de anos atrás, na chamada Era primitiva, período de formação dos oceanos e cadeias montanhosas, onde surgiram as primeiras formas de vida, as bactérias e as algas. Há cerca de 300 milhões de anos, apareceram as florestas, insetos, répteis e peixes, na chamada Era primária.
Ao final da Era Glacial a megafauna foi extinta.
Em tordo de 150 milhões de anos atrás, surgiram os mamíferos, as aves e os grandes répteis, que são conhecidos como dinossauros, na chamada Era secundária. Há cerca de  de 25 bilhões de anos surgiram os primeiros hominídeos e algumas espécies do gênero homo, juntamente coma megafauna, na chamada Era terciária.
Há cerca de 150 mil anos, surgiu  homo sapiens sapiens, na chamada Era quaternária, iniciada há 2 milhões de anos atrás. O período marcou também a extinção da megafauna.












Nenhum comentário:

Postar um comentário