terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Os Elamitas

A cultura elamita, foi a primeira a desenvolver-se no Irã, ao lado da Suméria, sendo uma das mais desenvolvidas da antiguidade.

Origem
Os Elamitas são originarios do Vale do Nilo e fizeram parte das migrações africanas rumo a Ásia, cerca de 8000 a.C a 5000 a.C. Os Elam ou Elão (em persa: ایلام), se fixaram no território que corresponde ao atual sudoeste do Irã, estendendo-se desde as terras baixas do Cuzestão à província de Ilam, bem como uma pequena parte do sul do Iraque.
 Existiu de c. 2 700 a.C. até 539 a.C., em seguida ao chamado Período Proto-Elamita, o qual teve início em c. 3 200 a.C., quando Susa, se tornaria ser a capital dos elamitas, começou a ser influenciada por culturas do Planalto Iraniano.

Cultura
Sua cultura teve um papel crucial no Império Gupta, especialmente durante a dinastia aquemênida que o sucedeu, quando a língua elamita permaneceu entre as que eram utilizadas oficialmente.
O elamita não tem afinidades estabelecidas com qualquer outro idioma, e parece ser uma língua isolada, como o sumério; alguns pesquisadores, no entanto, propuseram a existência de um grupo maior, conhecido como elamo-dravídico. Linguistas como Václav Blažek e Georgiy Starostin criticaram a hipótese do elamo-dravídico, concluindo que o elamita teria relações com as línguas afro-asiáticas; tais teorias, no entanto, sofreram duras críticas.

Religião e sociedade
Os Elamitas praticavam politeísmo e a religião matriarcal, ou seja, uma deusa tinha a maior relevância que os deuses. Por isto, destaca-se o culto a deusa Kiririsha, um nome com cognatos é encontrado em outros sistemas religiosos de povos desta região.
 A sociedade elamita, era basicamente matriarcal, algo raro na história das civilizações. Talvez por influência religiosa ou a religião sofreu influência da sociedade.

Reino
O surgimento de registros históricos por volta de 3 000 a.C. se deu de maneira paralela ao processo na história mesopotâmica. No antigo período elamita (Média Idade do Bronze, o Elam consistia de reinos que ocupavam o Planalto Iraniano, centrados em Anshan, e, a partir do segundo milênio a.C., em Susa, nas terras baixas do Cuzestão.

Os elamitas foram rivais dos sumérios e dos acádios, e, posteriormente, dos babilônios, na disputa pela hegemonia no Oriente Próximo, até que finalmente foram dominados definitivamente por Nabucodonosor II da Babilônia, no século VII a.C. quando a Babilônia caiu ante os persas de Ciro, o Grande, os elamitas foram gradualmente absorvidos por outras populações iranianas e semitas.







9 comentários:

  1. se e um site de aprender historia deveria ter audio para dizer algumas palavras como o nome da deusa kiririsha muitas outras nunca mais eu entro nesse site so porque tenho pesquisa afff! ate os sites tem coisa ruin

    ResponderExcluir
  2. Mano coloquem a economia deles por favor!!!

    ResponderExcluir
  3. Qual as características dos elamitas?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oq os deuses e deusas de elam representavam?

    ResponderExcluir
  6. O que os deuses e deusas de Elam representavam?

    ResponderExcluir
  7. A única coisa que eu achei dando informações desse povo

    ResponderExcluir
  8. Só preciso saber das contribuições

    ResponderExcluir