quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Os Amoritas

Em 1900 a.C. os amoritas, um povo semita vindo do deserto da Arábia, estabeleceram-se no centro-sul da Mesopotâmia e, lá, construíram a cidade de Babilônia. Os amoritas, conquistaram outros povos e passaram a exercer poder sobre as outras. Em razão do predomínio da cidade de Babilônia sobre as demais, tornou-se sede de um grande império: o Primeiro Império Babilônico. Por esta razão os amoritas passaram a ser conhecidos como babilônios.
Entre os reis da primeira dinastia babilônica destacou-se a.C. a Hamurabi, que governou de 1792 1750 a.C. Ele conquistou várias regiões da Suméria e territórios ao Norte, unificando quase toda a Mesopotâmia. Hamurabi foi um grande governador, suas principais realizações foram:
a) estimulou o desenvolvimento da navegação pelo rio Eufrates e criou um rígido sistema de cobrança de impostos;
b) desenvolveu a agricultura, favorecido pela construção e conservação de grandes reservatórios de água e canais de irrigação;
c) construiu vários edifícios públicos, canais de irrigação e açudes;
Sua principal realização foi um código de leis, que ficou conhecido como Código de Hamurábi. Estabelecia regras de vida e de propriedade, estendendo a lei a todos os súditos do império. Seu texto contendo 282 princípios, é conhecida por ser “olho por olho; dente por dente”. Eis alguns dos princípios do Código de Hamurábi:
Estela onde está gravado o
Código de Hamurábi
1º - Se alguém acusa outro, lhe imputa um sortilégio, mas não pode dar prova disso, aquele que acusou deverá ser morto.
6º - Se alguém furta bens de Deus ou da Corte deverá ser morto; e mais quem recebeu dele a coisa furtada também deverá ser morto.
22º - Se alguém comete roubo e é preso, ele é morto.
196º – Se alguém arranca o olho a um outro, se lhe deverá arrancar o olho.
200º - Se alguém parte os dentes de um outro, de igual condição, deverá ter partidos os dentes.
203º - Se um homem livre espanca outro homem livre de igual condição, deverá pagar uma mina.
204º - Se um liberto espanca um liberto, deverá pagar dez siclos.
205º -  Se um escravo de um homem livre espanca um homem livre, se lhe deverá cortar a orelha.
Pelo código, percebe-se que a sociedade amorita era composta de escravos, libertos e homens livres. Além disso havia distinção entre os grupas sociais, inclusive na aplicação de penas.
Durante o governo de Hamurábi, foi determinado o culto ao deus Marduk, tendo um período de monoteísmo na Mesopotâmia, em uma região tomada pelo politeísmo. Com a morte de Hamurabi, o império babilônico enfraqueceu-se com as disputas pelo controle do poder e se território foi invadido e ocupado por diferentes povos, que já guerreavam a cavalo, causando a desintegração desse império. Tempos depois, esses povos foram vencidos pelos assírios.

- Surgimento das Cidades
Mesopotâmia
Sumérios
- Caldeus
- Assirios
- Babilônia
- Os Persas
- Fenícios
- Hebreus

Nenhum comentário:

Postar um comentário