sábado, 14 de novembro de 2015

Surgimento da Humanidade

Diferentes explicações, religiosas e científicas, procuram mostrar a origem da vida. Durante muito tempo, atribuiu-se à teoria criacionista, especialmente a judaico/cristã, a única explicação para o surgimento do mundo e da humanidade. Estudos científicos, surgidos no século XIX, porém, explicam de maneira mais plausível a forma do surgimento do mundo e do homem.
O evolucionismo
Cientificamente é a mais aceita atualmente para compreender como surgiu a enorme diversidade de seres vivos que habitam a Terra. Segundo essa teoria, as espécies se seres vivos passam por mudanças ao longo do tempo, diversificando-se e dando origem a novas espécies.
O pensamento evolucionista, embora fosse mais antigo, ganhou força no século XIX com os trabalhos dos naturalistas Charles Darwin e Alfred Wallace. Eles tiveram a oportunidade de viajar pelo mundo pelo navio Beagle, durante cinco anos (1831-1836) observar e estudar diversos ambientes, animais, plantas, fósseis de seres já extintos, rochas e condições naturais em diferentes regiões do planeta, inclusive no Brasil.

A seleção natural
De maneira independente, Darwin e Wallace chegaram á conclusão de que os seres vivos mais bem adaptados ao meio ambiente, ou seja, que têm características que lhes permitem sobreviver, transmitem essas características às próximas gerações, enquanto os menos adaptados tendem a desaparecer. A esse mecanismo, Drawin deu o nome de seleção natural.
Em 1859, um ano após a publicação das conclusões dos dois cientistas, Darwin publicou um livro que abalou o mundo. Em “A origem das espécies”, ele detalha o processo de seleção natural e traz a ideia revolucionária de que o ser humano também é resultado do processo evolutivo por seleção natural.



- Evolução do Ser Humano
- O Ser Humano Chega na América
- Como Viviam os Primeiros Habitantes da América
- A Vida no Paleolítico
- O Mesolítico e a Era Glacial
- Neolítico




Nenhum comentário:

Postar um comentário