quinta-feira, 19 de novembro de 2015

 Cabanagem

Os paraenses eram sua maioria muito pobres: viviam da pesca, exploração de madeira, castanha-do-pará, cacau, baunilha e ervas medicinais; trabalhavam no regime de escravidão ou por baixíssimos salários e moravam em cabanas erguidas sobre estacas ás margens dos rios; por isso eram chamados de cabanos. 
Em 1835, quando se iniciou a cabanagem, a província do Grão-pará abrangia os atuais do, Amapá, Rondônia, Roraima e Amazonas. A população do Grão-pará era de cerca de 120.000 habitantes, composto por:

Índios: 33.000
Negros: 30.000
Mestiços: 42.000
Brancos: 15.000

Cabanagem teve forte participação popular
Em 1833, o governo central nomeou como presidente da província, Bernardo Lobo de Sousa, que se impôs por meio da força e repressão, aumentando o descontentamento local. Os cabanos queriam terras para plantar e o fim da escravidão; já os fazendeiros queriam escolher o presidente da província que, na época, era imposto pelo governo central. Então, ricos  e pobres do Grão-Pará, em janeiro de 1835, começaram a organizar o movimento, ocuparam Belém, a capital da província, mataram o presidente provincial e colocaram no poder o fazendeiro Félix Clemente Malcher, que acabou assassinado por trair a Cabanagem, ao fazer acordos com o governo regencial. O lavrador, Francisco Pedro Vinagre, que o sucedeu, também traiu o movimento. Devido a desacordos internos e com a ajuda de mercenários estrangeiros, o governo regencial recuperou Belém.
Contudo, os cabanos continuaram lutando sob a liderança de Eduardo Angelim e reconquistaram Belém e proclamaram uma república em agosto de 1835. O governo central não aceitou a República paraense e, em maio de 1836, enviou ao grão-Pará uma poderosa força militar, composta por navios e mercenários e prenderam Eduardo Angelim e tomaram Belém. Os revoltosos, se refugiaram dentro da floresta amazônica e resistiram até 1840, quando foram completamente dominados. Estima-se o número de mortos em torno de 30 mil pessoas.

- Período Regencial
-Revolução Farroupilha




Nenhum comentário:

Postar um comentário