sábado, 22 de agosto de 2015

A Vida do Homem no Paleolítico
Paleolítico é o nome que se dá ao aparecimento do gênero Homo, há cerca de 2 milhões de anos, até o início da prática da agricultura, ocorrido há cerca de 10 mil anos.
1. Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada
O Paleolítico foi um período longo. Durante quase 2 milhões de anos, os hominídeos foram se adaptando à natureza: conservavam o fogo, que era ateado nas matas por raios. Os artefatos começaram a ser produzidos e os humanos começaram as primeiras manifestações artísticas.
A vida no Paleolítico
Nesta época, o ser humano habitava cavernas, muitas vezes tendo que disputar este tipo de habitação com animais selvagens. Os primeiros seres humanos eram nômades e viviam da caça, pesca e coleta, quando acabavam os alimentos da região em que habitavam, as famílias tinham que migrar para uma outra região. Desta forma, o ser humano tinha uma vida nômade (sem habitação fixa). Vivia da caça de animais de pequeno, médio e grande porte, da pesca e da coleta de frutos e raízes.
Os utensílios do paleolítico
O desenvolvimento intelectual foi muito importante para a evolução humana. Com sua inteligência, os seres humanos foram capazes de criar artefatos que permitiram sua sobrevivência. Usavam instrumentos e ferramentas, como: as facas para cortar carne e as peles; raspadores, com os quais separavam a pele dos animais, para utilizá-la como vestimenta e abrigo. Pontas de lanças e de flechas, para caçar; agulhas, para costurar; arpões de pesca, entre outros feitos a partir de pedaços de ossos e pedras. Os bens de produção eram de uso e propriedade coletivas.
Demonstrações artísticas

Nesta fase, os seres humanos se comunicavam com uma linguagem pouco desenvolvida, baseada em pouca quantidade de sons, sem a elaboração de palavras. Uma das formas de comunicação eram as pinturas rupestres. Através deste tipo de arte, o homem trocava ideias e demonstrava sentimentos e preocupações cotidianas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário