Apesar de algumas características comuns, não existe homogeneidade no mundo em desenvolvimento. A maioria dos países mantiveram o mesmo status da época colonial. São exportadores de matéria prima mineral ou vegetal. Alguns países industrializaram-se no século XX, foi uma industrialização tardia, dependente do capital e da tecnologia dos países ricos. São os novos países industrializados, chamados de economia emergentes. Entre eles encontram-se: Brasil, Argentina, México, Índia, África do Sul e os tigres asiático (Hong Kong, Coréia do Sul, Taiwan e Cingapura). Também faze, parte desse mundo em desenvolvimento os antigos países socialistas, os últimos socialistas e a China.
1. As origens do subdesenvolvimento
Os países subdesenvolvidos de hoje, foram na maioria das vezes, ex colônias europeias. Ao se tornarem independentes, não conseguiram administrar seus destinos. Fortemente ligados ao modelo mercantilista, estas ex colônias não conseguiram inserir-se na economia global, altamente desenvolvida e industrializada.
O antigo Terceiro Mundo e o Movimento dos Não Alinhados
A pós a II Guerra Mundial, teve início o processo de descolonização de países da África e da Ásia (1946-1975), que, juntamente com os países da América Latina independentes desde o século XIX, formaram um conjunto de países chamado de Terceiro Mundo.
As novas nações independentes surgiram num contexto mundial marcado pela guerra fria. Por isto, alguns líderes de países africanos e asiáticos. Defenderam o direito de ficarem distantes das disputas geopolíticas da época. Para isso reuniram-se em 1955, na Conferência de Bandung, na Indonésia para reivindicar seus direitos de neutralidade e denunciar as desigualdades entre países ricos e países pobres.
A conferência foi organizado por Índia, Paquistão, Birmânia (atual Mianma), Ceilão (atual Sri Lanka) e Indonésia. Reuniu 29 países africanos e asiáticos. Os países latino-americanos não foram chamados porque eram economicamente dominados pelo EUA.
Em 1956, uma nova reunião destes países contou com a participação de Josip Tito, da Iugoslávia, reivindicavam um papel mais atuante na Assembleia Geral da ONU, significando uma terceira alternativa entre os Capitalistas e os Socialistas (Terceira Via).
Em setembro de 1961, realizou-se a Conferência de Cúpula de Belgrado (Iugoslávia), onde foi oficialmente criado o Movimento dos Países Não Alinhados, com a participação de Cuba.
Com o fim da guerra fria, continuou o movimento. Em 2009, a organização reunia 118 países, que pretendia agir aos interesses dos países do Sul.
2. As características do subdesenvolvimento
Algumas características dos países subdesenvolvidos:
a) Grandes desigualdades sociais: devido a concentração de renda, e má distribuição de renda. Péssimas condições de habitação e saneamento básico, desnutrição, miséria e fome. Uma minoria mora bem e a maioria sobrevive sob péssimas condições. Favelas contrastam com bairros de classe alta.
b) Dependência financeira de organismos internacionais: Banco Mundial e FMI: países possuem uma dívida externa muito elevada, no qual tem que ser pago os juros deste empréstimos, retirando do país recursos que poderiam ser reinvestidos no país.
c) Dependência tecnológica: devido a dominação dos mercados industriais e tecnológicos , de empresas de países desenvolvidos, no qual tem que importar tecnologia, dar incentivos fiscais para empresas trans nacionais se instalarem nestas regiões, as quais agravam e economia pela remessas de lucros, para as matrizes do exterior.
d) Balança comercial desfavorável: geralmente importam produtos industrializados e exportam produtos primários.
e) Baixo desenvolvimento social: Alta taxa de analfabetos, de mortalidade infantil, baixa perspectiva de vida e renda per capita baixa.
As maiores transnacionais (2009)
Ranking Empresa/País
1 Royal Dutch Shel Reino Unido e Holanda
2 ExxonMobil EUA
3 Wal-Mart Stores EUA
4 BP – British Petroleum Reino Unido
5 Chevron EUA
6 Total França
7 Conoco Phillips EUA
8 ING Group Holanda
9 Sinopec China
10 Toyota Motor Japão
34 Petrobrás Brasil
As regiões subdesenvolvidas: América Latina, África, Sul e Sudeste da Ásia e Oriente Médio, são as regiões mais pobres do planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário