segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Brasil - Divisão Política

O território brasileiro é divido em estados e municípios e no Distrito Federal. Estados com características naturais e socioeconômicos semelhantes são agrupados em regiões para facilitar a administração e o planejamento do território. O Brasil possui 26 estados, 1 Distrito Federal e 5 570 municípios. O Governo Federal repassa verbas para os estados, que repassam para os municípios.

1. Os municípios
O município é toda a área para onde uma cidade poderá crescer, ou seja, o município seria o conjunto de diversos distritos formados pelas áreas urbanas, suburbanas e rurais pertencentes ao controle de uma cidade (sede da administração municipal). Por este motivo, os dois termos são largamente utilizados como sinônimos, embora tecnicamente a cidade seja a parte urbana de um município. No município existe apenas o Poder Executivo, que é exercido pelo prefeito e o Poder Legislativo que é exercido pelos vereadores, todos estes eleitos por voto direto a cada quatro anos. As leis elaboradas na cidade são conhecidas como Lei Orgânica do Município.

2. O Distrito Federal
O Distrito Federal (DF) não é um estado e nem possui municípios. É um território autônomo composto de 30 regiões administrativas (cidades-satélites), exceto Brasília capital federal e sede do governo do Distrito Federal, por isto há na cidade inúmeros prédios públicos que abrigamos principais órgãos do Governo federal. Brasília foi inaugurada em 1960, sendo construída especialmente para ser a nova capital da federação. Brasília possui um governador e deputados, mas sua legislação está na Lei Orgânica do Distrito Federal. Portanto o DF é uma mistura de estado e município.

3. Os estados da federação
Por ser o Brasil uma federação de estados, cada estado brasileiro é uma Unidade Federal (UF). É, portanto, cada uma das divisões político-geográficas da República Federativa do Brail. Estas divisões são autônomas e possuem um governo próprio regido por uma estrutura administrativa local. Os representantes eleitos nos estados são denominados governadores. O Brasil é dividido em 26 estados.
No Brasil, a extensão territorial e o grau de desenvolvimento socioeconômico variam de um estado para o outro. A disparidade entre os estados pode ser constatada ao observarmos que o Amazonas, com 1.570.745 Km2, é o maior estado, enquanto Sergipe é o menor com 2.1910km2. A região nordeste é a região que mais possui estados sendo vários pequenos. Desse modo, o Amazonas apresenta dimensão pouco menos que nove estados da região Nordeste juntos. A região sul é a região que apresenta menor número de estados, com apenas três.

4. A divisão regional do Brasil
Se organiza os diferentes estados da federação em diversas regiões, considerando aspectos geográficos, culturais, políticos e socioeconômico. Cada uma das regiões brasileiras tem características culturais próprias e marcantes, resultado da ocupação do território e dos diferentes povos que formaram suas populações.
Se regionaliza um país em estados ou municípios em áreas que representam características semelhantes em termos culturais, naturais e socioeconômicos. A primeira divisão regional dos estados ocorreu em 1940, que foi divido em: Norte, Nordeste, Este, Sul e Centro. Em 1969, entrou em vigor outra forma: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A Constituição de 1988, reafirmou a última forma, reagrupando alguns estados. Os territórios do Amapá, Rondônia e Roraima foram elevados a estados da região Norte. O território de Fernando de Noronha passou a integrar o estado de Pernambuco. Goiás foi dividido, e criado o Tocantins que passou a fazer parte da região Norte.
 
Região Norte – 07 estados
Amazonas (AM) = Manaus
Roraima (RR) = Boa Vista
Amapá (AP) = Macapá
Pará (PA) = Belém
Tocantins (TO) = Palmas
Rondônia (RO) = Porto Velho
Acre (AC) = Rio Branco

Região Nordeste – 09 estados
Maranhão (MA) = São Luiz
Piauí (PI) = Teresina
Ceará (CE) = Fortaleza
Rio Grande do Norte (RN) = Natal
Pernambuco (PE) = Recife
Paraíba (PB) = João Pessoa
Sergipe (SE) = Aracaju
Alagoas (AL) = Maceió
        Bahia (BA) = Salvador

Região Centro-Oeste – 03 estados
Mato Grosso (MT) = Cuiabá
Mato Grosso do Sul (MS) = Campo Grande
Goiás (GO) = Goiânia

Região Sudeste – 04 estados
São Paulo (SP) = São Paulo
Rio de Janeiro (RJ) = Rio de Janeiro
        Espírito Santo (ES) = Vitória
Minas Gerais (MG) = Belo Horizonte

Região Sul – 03 estados
Paraná (PR) = Curitiba
      Santa Catarina (SC) = Florianópolis
        Rio Grande do Sul (RS) = Porto Alegre

5. As regiões geoeconômicas

Este tipo de divisão, reúne em uma mesma região partes do território que apresentam níveis de desenvolvimento socioeconômico semelhantes. Ficando o Brasil dividido em três territórios:

Amazônia
Nessa região, as características naturais, marcadas pela presença da floresta equatorial e da bacia hidrográfica do rio amazonas, influenciam a ocupação humana e o desenvolvimento das atividades econômicas. O extrativismo vegetal, a mineração e as atividades agrícolas são as principais atividades econômicas desenvolvidas na região. Na indústria se destaca o polo da Zona Franca de Manaus. A região apresenta um baixo índice de ocupação humana e um nível acentuado de desigualdade social.

Região Nordeste
É caracterizada pelos mais baixos níveis de desenvolvimento socioeconômico do país. Em parte de seu território, denominado sertão nordestino, as atividades agrícolas caracterizadas pela baixa produtividade, enquanto as grandes cidades litorâneas tem um grau de desenvolvimento industrial maior.

Região Centro-Sul
É considerado a região economicamente mais desenvolvida do país. Apresenta alto índice de urbanização e industrialização, agricultura mecanizada e os melhores níveis de desenvolvimento social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário