sexta-feira, 2 de outubro de 2015

A Água na Terra

A água é essencial à vida no planeta Terra. Ela é vital para a natureza e está presente na atmosfera, nos oceanos, nos rios, nos seres vivos.

1. A importância da água
Toada água presente no planeta Terra forma a hidrosfera. Esta é composta pelos oceanos, mares, rios, lagos, geleiras, águas subterrâneas e pela água presente na atmosfera.
A água é encontrada na natureza nos três estados da matéria (sólida, líquida e gasosa). Além de ser fundamental para a existência e a manutenção da vida, a água está presente em números aspectos da vida do cotidiano, pois é essencial para a agricultura, indústria, transportes, higiene pessoal, serviços domésticos, entre outras atividades.
Desde a Antiguidade, a presença dos oceanos, rios e lagos exerceu importante influência na distribuição, no desenvolvimento das sociedades humanas e, consequentemente, na organização do espaço geográfico.
Grande parte das áreas urbanas e agrícolas se desenvolveu ás margens dos rios e lagos. Isso facilita a distribuição da água doce para o consumo da população urbana e rural e propicia o desenvolvimento da pesca e da irrigação. Além disso, as águas fluviais são importantes meio de transporte de pessoas e mercadorias.
Em algumas cidades, como Manaus, comunidades que vivem à beira de rios têm forte dependência desse recurso, usando o rio como principal meio de locomoção.

2. A água em contínuo movimento
A quantidade de água presente na Terra é sempre a mesma, o que muda é o seu estado fisco, que pode ser sólido, líquido ou gasoso, e sua distribuição pela superfície terrestre.
O ciclo da água
Em virtude do calor do sol, a água da superfície terrestre evapora-se, muda de estado fisco do líquido para o gasoso. Além disso, o organismo doa animais e das plantas nos processos de respiração, também elimina vapor de água, que vai para a atmosfera.
Quando o vapor de água da atmosfera se resfria, ele pode se condensar em pequenas gotas que se condensar, passando do estado gasoso para o estado líquido, formando pequenas gotas que constituem as nuvens.
Conforme essas gotas vão se reunindo, a nuvem vai se tornando mais densa e precipita. Então, a água volta à superfície na forma de chuva, granizo ou neve, de acordo com a temperatura do ar.
Chuva, granizo ou neve podem cair diretamente em rios, lagos represas, oceanos. Podem, ainda, cair nos solos. Nesse caso, a água infiltra-se até se concentrar nos lençóis subterrâneos. Novamente, então, as águas da superfície terrestre são aquecidas, evaporam, condensam e precipitam. 

3. A distribuição das águas na Terra
A águas na Terra são classificadas em águas oceânicas e águas continentais. Elas ocupam cerca 71% da superfície da Terra.
As águas oceânicas, formadas pelos mares e oceanos, representam a maior parte da água na Terra. Elas desempenham papel fundamental na produção de oxigênio e na regulação do clima do planeta, além de constituírem hábitat de um grande número de seres vivos.
As águas continentais são formadas por rios, lagos, represas, águas subterrâneas e geleiras das altas montanhas e das áreas polares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário