domingo, 25 de outubro de 2015

Golpe Militar no Chile

O Chile não ficou indiferente da maioria dos países latino-americanos durante a Guerra Fria. Teve um golpe militar, contra um governo popular que instaurou uma ditadura de direita.

Um projeto social para o Chile
As eleições chilenas de 1970 foram vencidas pelo candidato Salvador Allende, da Unidade Popular, uma coligação de partidos de esquerda. Salvador tinha um projeto político inovador: implantar o socialismo no Chile, por vias democráticas. Salvador Allende foi o primeiro marxista a ser eleito democraticamente como chefe de Estado e de governo de um país ocidental.
Allende sempre acreditou nas instituições democráticas, fora eleito por voto direto a presidência do Chile. Negou-se a dar treinamento militar aos sindicatos operários e camponeses, para assegurar a continuidade do projeto social no Chile.
Salvados Allende foi eleito presidente do Chile por voto
democrático e ratificado no cargo através de um plebiscito
No governo, Allende iniciou uma política nacional-desenvolvimentista aos moldes dos demais governos populares da América Latina. Implantou a reforma agrária, nacionalizou o sistema bancário e empresas mineradoras de cobre, principal produto exportado pelo Chile, muitas destas de capital estadunidense.
Com estas medidas, Salvador conseguiu, em seu primeiro ano de governo, um crescimento econômico de 7,7%, os salários tiveram um ganho real de 50% e a inflação e o desemprego diminuíram. A próxima etapa era desenvolver o mercado interno do Chile e atrair investimentos ao país.

Caminho para o golpe
O governo despertou a ira dos EUA e da elite conservadora chilena, que tiveram seus privilégios cortados e não estavam dispostos a aceitar a via chilena ao socialismo e passaram a tomar medidas para boicotar o governo presidencial. Foi criado um grupo paramilitar de extrema-direita chamado de Pátria e Liberdade, que se utilizou de atividades terroristas contra o governo.
Pinochet, ministro da guerra de salvador Allende, foi o
responsável pelo Golpe Militar no Chile e se tornou
ditador, responsável pela morte do presidente e
de mais de 30 mil pessoas
Washington, nunca aceitou o modelo de governo de Allende. Para desestabilizar o governo chileno, os EUA fizeram um embargo econômico informal, suspenderam as exportações ao Chile e a concessão de empréstimos. Lançou no mercado internacional cobre, para baixar o preço do produto, o cobre representava cerca de 80% das exportações chilenas, assim as reformas sociais de Allende ficaram prejudicadas.
Os pecuaristas levaram os rebanhos de gado para a Argentina; os industriais pararam de investir em suas indústrias, enviando seu capital para o exterior. Ocorreu desabastecimento de produtos industrializados e aumento de preços destes produtos.
O Movimento de Esquerda Revolucionário (MIR), que compunha a Unidade Popular, resolveu agir por conta própria e invadiu fábricas e propriedade rurais, piorando ainda mais o desabastecimento de produtos industrializados e causando a falta de produtos primários.
Em 1971 a situação do governo já demonstrava preocupação. Os gastos com indenizações das empresas nacionalizadas, por parte do governo eram altos. As reservas cambiais estavam baixas. A falta de vários produtos e o aumento dos preços, fizeram a recessão aumentar e Allende perdeu apoio da classe média.
Presidente dos EUA, Richard Nixon, apoiou o
Golpe Militar de Pinochet
Em 1972, ocorreram as chamadas greve de patrões, onde os donos de indústrias, de fábricas, de empresas de transporte, juntamente com comerciantes e profissionais liberais suspendiam seus serviços, a fim de pressionar o presidente. Em 9 de setembro, os caminhoneiros realizaram uma greve, inviabilizando a safra 1972/73. Os trabalhadores entravam em greves gerais contra a carestia.
A partir de então, a extrema direita e a elite passaram a se organizarem em agremiações patronais, a fim de fazer oposição ao governo. A radicalização dualística tomou conta da política: a Unidade Popular se intitulava de governo revolucionário e os setores de direita acusavam a Unidade Popular de querer implantar o comunismo totalitário no país.

O golpe militar
As forças armadas chilenas, que historicamente estiveram subordinadas ao governo civil, começaram a tomar partido nas questões políticas. Haviam militares contra e a favor de Allende. Com ajuda do Brasil, os EUA passaram a incentivar as forças armadas chilenas a derrubarem governo.
Última imagem registrada do presidente Salvador Allende
A primeira tentativa dos militares em depor o presidente ocorreu em 29 de julho de 1973. Allende, com a ajuda do Ministro da Guerra, o general Prats neutralizou o movimente e evitou o golpe. Prats era um dos poucos oficiais legalistas, depois da ação sentiu-se isolado nas forças armadas e pressionado, renunciou ao seu cargo.
Em agosto de 1973, Allende nomeou o general Augusto Pinochet Ugarte para o cargo de Ministro da Guerra. De imediato, Pinochet mandou desarmar os sindicatos e demais associações de trabalhadores.
Devido à instabilidade política, o democrata Salvador Allende revolveu realizar um plebiscito para avaliar a aceitação ou não de seu governo. Caso, a maioria da população não o desejasse mais como chefe do executivo chileno ele renunciaria. O anúncio do plebiscito iria ser feito por ele, na noite do dia 11 de setembro. Allende consultou seu ministro, general Pinochet, para elaborar o discurso da noite.
De posse do resultado do plebiscito, Pinochet mobiliza as forças aramadas golpistas e com a ajuda logística do presidente estadunidense Richard Nixon iniciou o movimento para o golpe militar no Chile. Na manhã de 11 de setembro de 1973, em Santiago, o exército cerca o Palácio La Moneda, sede do governo presidencial do Chile e os aviões da aeronáutica sobrevoam a palácio presidencial. 
O presidente e alguns colaboradores resolvem resistir ao golpe. Allende recebeu um telefonema de Pinochet, ordenando a sua renúncia até às 11h e lhe oferecendo um avião para ele, juntamente com sua família, abandonassem o país. Allende falou que só sairia morto do Palácio La Moneda. Allende conclama a população do Chile para ajudá-lo na resistência. Faz um pronunciamento ao povo chileno pelo, rádio. Pouco tempo depois, às 11h e 50min o palácio presidencial é bombardeado, por aviões da aeronáutica. A guarda pessoal consegue resistir até ás 13h e 45min. O exército invade o palácio e Salvador Allende é assassinado por volta das 14h.
Relato da Rádio Corporación: "Aviões da Força Aérea chilena atacaram o prédio da Rádio Corporación. Isso significa que é preciso contar com lutas em todas as fábricas. Isso significa que todos os sindicatos devem entrar em contato com os cinturões industriais e esses, por sua vez, com a central sindical única CUT, a fim de preparar-se para o que necessariamente virá. O importante nesse momento, camaradas, é que o povo esteja unido, venha o que vier! Cada fábrica, cada latifúndio, cada bairro pobre deve transformar-se numa fortaleza popular. Mas temos de manter a tranquilidade, pois somente assim poderemos estar preparados para o que vier. Apesar de tudo isso, temos de manter a cabeça fria e o coração quente."

Ditadura de Pinochet (1973-1990)
Após o golpe, Augusto Pinochet iniciou uma violenta perseguição aos grupos de esquerda, várias pessoas foram levadas ao Estádio Nacional do Chile, entre apoiadores da Unidade Popular, sindicalistas, partidos de esquerda, estudantes, operários, militares, artistas e intelectuais foram interrogados e torturados no local.
Logo após o golpe militar no Chile, o Estádio Nacional do
Chile foi usado como campo de concentração
No poder, Pinochet fechou o Congresso Nacional, censurou a imprensa, sindicatos foram fechados e as garantias constitucionais suspensas. Em outubro de 1973, ele encarregou o coronel Arellano Stark da formação de um esquadrão que percorreu o país fuzilando dezenas de pessoas – a chamada Caravana da Morte. A ditadura de Pinochet foi uma das mais violentas do mundo. A estimativa é que mais de 30 mil pessoas foram torturadas e cerca de 3 mil pessoas morreram durante a ditadura chilena.
Economicamente o Chile se aproximou dos EUA e foi o primeiro país a adotar o neoliberalismo: abriu a economia do país ao capital internacional, adotou a livre concorrência, privatizou empresas estatais, incluindo o sistema previdenciário e concedeu a empresas estrangeiras a exploração de serviços.
Em 1980, foi promulgado uma nova Constituição no Chile, que legitimou o poder do ditador. Também neste ano foi realizado um plebiscito no país para permanência de Pinochet por mais 8 anos. Devido ao crescimento econômico o “Sim” venceu. Em 1988 ocorreu outro plebiscito e a conjuntura política mundial favoreceu o “Não”. Pinochet ficou no poder até 1990.  Patrício Aylwin foi eleito para o cargo de presidente da república. 






-Golpe Militar de 1964
-Anos de Chumbo
-Guerra Fria

Nenhum comentário:

Postar um comentário