sexta-feira, 9 de outubro de 2015

 Independência das 13 Colônias Inglesas da América do Norte

O rompimento dos norte-americanos com a metrópole (Inglaterra) foi o primeiro grande indicador da ruína do Antigo Regime, caracterizada pelo fim do pacto colonial. Além do mais, foi o primeiro movimento de libertação que obteve êxito nas colônias da América.

1. Mercantilismo britânico
As colônias inglesas gozavam de liberdade comercial desde o processo de colonização, e, por isto desenvolveram suas manufaturas e um importante comércio.  Devido ao clima de boa parte das 13 colônias, o que se produzia lá, era semelhante ao produzido na metrópole, por isto as 13 colônias passaram a concorrer comercialmente com a metrópole.
Mapa das 13 Colônias Inglesas na
América do Norte
A Guerra dos Sete Anos (1756- 1763), entre França e Inglaterra foi uma disputa para ver qual reino manteria e hegemonia comercial colonial na América do Norte. A causa imediata foi a disputa pelas áreas indígenas no vale do rio Ohio, essencial para a navegação fluvial.
A guerra se estendeu também para a América, onde os colonos lutaram, ao lado das forças metropolitanas inglesas, e venceram os franceses. A vitória garantiu a posse de diversos territórios franceses: a área do atual Canadá.  o vale do rio Ohio, Índia, o lado oriental da Louisiana e as Bahamas.
Rei Jorge III, não conseguiu manter suas
13 colônias na América
Contudo, a vitória militar inglesa, foi acompanhada por um enfraquecimento dos cofres reais britânicos. Para superar sua crise financeira, o governo inglês, resolveu introduzir em suas colônias, o mesmo modelo colonial que Portugal e Espanha adotara desde o século XVI em suas colônias: política monopolista/mercantilista.

Mudança política britânica
O primeiro ato contra os colonos, foi a Proclamação de 1763, a qual foi votada pelo Parlamento britânico e assinada pelo rei Jorge III, não concedendo qualquer espécie de benefício aos colonos por lutarem na Guerra dos Sete Anos. Foi proibido aos colonos ocuparem as terras conquistadas da França. O objetivo era concedê-las a investidores e monopolizar o comércio de pelas da região.
Para reorganizar o tesouro real, tomaram-se medidas restritivas à autonomia colonial, a fim de estabelecer com rigor o pacto colonial. O Parlamento inglês aprovou uma série de impostos para as colônias, são elas:
Lei do Açúcar (1764), impedia o livre comércio nas colônias. Assim, os colonos deveriam pagar impostos sobre diversos produtos importados, como o melaço, vinho, café, seda e linho.
Lei do Selo (1765), taxava a circulação de documentos legais e todos os tipos de impressos na colônia. Teria que ser pago uma tarifa para os documentos produzidos exibissem o selo real, prova da autorização de circulação pelo governo inglês.
Colonos lançando na água os chás como reação a imposição
da política mercantilista inglesa nas 13 colônias
Lei do Aquartelamento (1765), obrigava os colonos a receberem e hospedar as tropas e oficiais inglesas em suas propriedades (casas e fazendas).
Lei Declaratória (1766), o Parlamento britânico aprovou a lei que lhe concedia o direito de legislar sobre os assuntos na colônia.
Leis Towshend (1767), o Parlamento aprovou novas cobranças de importações sobre diversos produtos, como vidro, chumbo, papel e chá.
Lei do chá (1773), o parlamento inglês autorizou a Companhia das Índias Orientais, uma imensa empresa mercantilista sediada em Londres, a ter o monopólio de comércio de chá. Ela faria a venda direta de chá importada da Índia aos comerciantes, eliminando as empresas norte-americanas.  

Soldados ingleses reagindo ao ataque dos colonos
no porto de Boston, matando 5 pessoas

Reações dos colonos
Os colonos se recusavam a acatar leis e pagar tributos em um parlamento, o qual não possuíam representantes[1], reagindo com manifestações e protestos. Em 1766, representantes de nove colônias se reuniram em Nova York, forçando a Inglaterra suprimir a Lei do Selo. Contra as Leis de Towshend, os colonos reagiram contrabandeando os produtos.
Em 5 de março de 1770, os colonos revoltados atacaram um destacamento militar inglês que protegia os cobradores de impostos em Boston, no principal porto colonial. Os soldados reagiram matando cinco colonos, no chamado Massacre de Boston.
A Inglaterra não suspendeu os tributos impostos, reafirmando o seu direito de tributação. Em 1770, cinco colonos foram mortos pelas tropas inglesas (Massacro de Boston). Os colonos ampliavam a resistência e os ingleses ampliavam as repressões.
Os colonos se recusavam a comprar chá. Em 13 de dezembro de 1773, durante o The Boston Tea Party (Festa do Chá de Boston), os colonos disfarçaram-se de índios e invadiram os navios da Companhia e atiraram a carga de chá ao mar, causando enorme prejuízo a empresa monopolista. Na Carolina do Sul, na cidade de Charleston, o chá foi armazenado em porões úmidos. Em 1774, os colonos de Nova York destruíram uma grande quantidade de chá.

Leis Intoleráveis
Como reação, a Inglaterra estabeleceu as Leis Intoleráveis ou Coercitivas (1774), que determinava o fechamento do porto de Boston (o mais importante das 13 colônias), realizou a ocupação militar de Massachusetts (localizada no Norte), desfiando a liberdade das colônias inglesas e as terras a oeste das 13 colônias ficaram sob controle das tropas inglesas.


2. A Declaração de Independência
Diante disto, os colonos realizaram o Primeiro Congresso Continental de Filadélfia, na Pensilvânia, em 5 de setembro de 1774, que contou com representantes de todas as colônias, exceto a Geórgia. Nele decidiu-se pelo boicote total ao comércio com a Inglaterra.
Em 10 de maio de 1775 foi realizado o Segundo Congresso Continental da Filadélfia que, nomeou George Washington como comandante-geral do Exército Continental. Em janeiro de 1776, Thomas Paine publicou seu famoso texto Common Sense (Censo Comum), que exoltava pela separação com a Inglaterra.
Em 4 de julho de 1776, publicava-se a Declaração de Independência, elaborada por Thomas Jefferson que dizia: (...) estas colônias unidas são e de direito têm de ser estados livres e independentes...”. Porém declarada unilateralmente, a independência das treze colônias teve de ser conquistada, pois a Inglaterra não aceitou pacificamente esta decisão.

Guerra pela independência

A luta pela independência foi longa e conseguida graças a
ajuda militar e econômica dos franceses e espanhóis
As lutas pela independência das 13 colônias foram longas, durando 5 anos. Apesar de muitos aderirem a causa revolucionária, vários continuaram leias ao rei inglês, chamados de “lealistas”. O exército britânico, bem equipado e treinado, obteve vitórias nos primeiros anos.
Em 17 de outubro de 1777, ocorreu a primeira grande vitória americana na batalha de Saratoga. Junto dela, atraiu a ajuda financeira e militar dos franceses, espanhóis e holandeses. Mais de 6 mil franceses foram combater ao lado dos revoltosos e os espanhóis, cederam sua esquadra e forneceram ajuda em dinheiro.  Em 1781, o principal contingente britânico foi cercado em Yortwn, por terra, pelas tropas comandadas por George Washington e por mar pela esquadra francesa. Sem ter como reagir, os ingleses se renderam e os colonos conseguiram sua independência.

George Washington, eleito o primeiro
 presidente do novo país
A organização da república norte americana
O conflito entre encerrou-se oficialmente com a assinatura do Tratado de Paris em 1783. Nesse acordo, a Inglaterra reconhecia independente as 13 colônias e entregava a elas o território compreendido entre os Grandes Lagos, os rios Ohio e Mississipi e os Montes Apalaches. Também devolvia ao governo francês e ao espanhol alguns territórios perdidos durante a guerra dos sete anos. Benjamin Franklin foi o embaixador norte-americano.
Constituição dos EUA dizendo "Nós o Povo",
mas quem era declarado "povo"?
Em 1787, foi aprovada a Constituição dos Estados Unidos da América, em vigor até hoje, com várias emendas, estabelecendo o regime republicano, presidencialista, federalista, o qual foi respeitado a autonomia dos estados da União e a divisão de 3 poderes.
Executivo: presidente seria eleito para um mandato de quatro anos, por um colégio eleitoral com representantes de todos os estados. Em 1789, foi eleito o primeiro presidente, George Washington.
Legislativo: composto por duas casas, o Senado, contando com 1 representante por estado e Câmara de Representantes, com deputados eleitos pelos estados proporcionalmente à população.
Com a nova constituição, a escravidão foi mantida e a nova nação seria guiada pelos cidadãos, pelo seu direito ao voto. Mas a constituição delimitava este conceito de cidadão, para: os homens, adultos, brancos que comprovassem determinada rende ou propriedade



[1] Os colonos se apoiavam nos mesmos argumentos que os ingleses tinham usado contra o rei absolutista do século XVII, quando este impôs taxas sem consultar a Câmara dos Comuns.


O Patriota


Nenhum comentário:

Postar um comentário