quarta-feira, 28 de outubro de 2015

República Puritana (1649-1660) 

A Inglaterra viveu um curto período republicano em sua história. 

Crise política
Em 1603, Elizabeth I, rainha da Inglaterra, da dinastia Tudor morreu sem deixar herdeiros. Assumiu o trono inglês, o rei da Escócia, com o título de Jaime I, da dinastia Stuart. Com a morte de Jaime I, assume a coroa seu filho Carlos I, em 1625.
Carlos I teve um reinado marcado por forte oposição do Parlamento inglês, principalmente devido ao aumento de impostos feitos sem consultá-los, para financiar expedições militares desastrosas. Em 1628, o Parlamento impõe a Petição dos Direitos, que limita o poder da Coroa (limitava o poder de instituir impostos e de aplicar prisões sem a aprovação do parlamento). Apesar de assinado a petição, Carlos I não a respeitou, dissolveu o Parlamento e passou a governar de forma aristocrática. 
Carlos I
Em abril de 1640, Carlos I convocou o Parlamento com a intenção de aprovar novos impostos. O parlamento acusou o rei de ter se apoderado do ouro, que estava depositado na Torre de Londres. Como resposta, o rei dissolveu o Parlamento, que ficou conhecido como Parlamento Curto, Short Parliament .
Foi convocado um novo Parlamento, ainda em 1640, que durou até 1653, o Parlamento Longo, Long Parliament, mas este também fez forte oposição ao rei. O parlamento tinha como objetivos: acabar com a política fiscal do rei, acabar com o exército permanente e controlar o Igreja.

Crise religiosa
Carlos I, que havia se casado com a princesa francesa, de fé católica, apoiou o arcebispo de Canterbury, que era defensor da teoria do Direito Divino dos Reis. O arcebispo defendia a imposição a Igreja Anglicana aos presbiterianos e puritanos.
Mesmo com a ruptura com a Igreja Católica no reinado de Henrique VIII, a Igreja Anglicana mantinha-se mais próxima do catolicismo do que do protestantismo. Por outro lado, o puritanismo, uma versão inglesa do calvinismo, era uma expressão ideológica da burguesia, principalmente pelo fato de ligar a salvação da alma às ações econômicas realizadas na Terra, bem como a uma religiosidade mais individualizada, sem a interferência institucional da Igreja.

Guerra civil
Parlamento inglês era divido em duas casas: Câmara dos Comuns, House of Commons, composta pela pequena e média nobreza e ricos comerciantes; Câmara dos Lordes, House of Lords, composta pela alta nobreza e alto clero anglicano.
Exército Prlamentar

Em 1641, a Irlanda, se rebelou contra a dominação politica sofrida pela Inglaterra. O Parlamento se recusou autorizar o rei, a enviar um exército para reprimir os rebeldes, alegando que seria necessário recolher mais impostos para custear a campanha. Em 1642 ocorreu um racha entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo e ambos compuseram seus exércitos e se enfrentaram:
Exército Real - composto pelos partidários de Carlos I (alta nobreza latifundiária, católicos e anglicanos), eram chamados de Cavaleiros ou Realistas;
Exército do Parlamentar - composto pelos opositores de Carlos I (burgueses, baixa nobreza e puritanos), eram chamados de Cabeças Redondasrounheads, o nome adotado era devido ao corte de cabelo, curto e de forma arredondada, diferenciando dos longos cabelos dos membros da corte. 
Além do corte de cabelo, uma diferença mais substancial foi que o exército dos Cabeças Redondas, conhecido como Novo Modelo de ExércitoNew Model Army, baseava-se em promoções internas por mérito, e não por sangue, além de permitir debates sobre os motivos da guerra, o que garantia aos soldados uma consciência política de suas ações.
Foram três anos de guerra civil. A profissionalização do Exército Parlamentar fez a diferença durante a guerra e foi decisivo para a derrota dos Cavaleiros nas batalhas de Marston Moor (1644) e Naseby (1645).
Decapitação de Carlos I

Derrotado, o rei se refugiou na Escócia, sua terra natal e mandou a família real para junto de seus parentes na corte francesa. Em 1647 a alta nobreza inglesa o traiu, entregando-lhe em troca de 40 mil libras. Fez um acordo com a nobreza escocesa e passaram a organizar uma invasão á Inglaterra. Por este ato foi acusado de traição e condenado a morte pelo Parlamento, que era dominado por Oliver Cromwell. A execução do rei foi em 30 de janeiro de 1649.
Carlos I, foi o primeiro rei condenado a morte e executado. Os reis da época eram legitimados pela Teoria do Direito Divino, tinham uma sacralidade entre as pessoas comuns. A população de Londres, assistiu perplexa a decapitação de seu rei.
Durante a Guerra Civil, sobressaiu a figura do deputado que  compunha a Câmara dos Comuns, Oliver Cromwell. A família de Cromwell, havia recebido terras, confiscadas da Igreja católica durante a Reforma Anglicana. Oliver além de puritano era anti-católico. Durante a guerra, chegou a formar uma cavalaria de combativos fanáticos puritanos, os Ironsides. Em 1628, seu mandato de deputado fora cassado, com a dissolução do parlamento por Carlos I, desde então, nutriu seu ódio ao rei.

Inglaterra Republicana
Com a execução de Carlos I, a monarquia foi abolida e instaurada a república  ou Commomwealth. O poder executivo passou a ser exercido pelo Conselho de Estado, formado por alguns parlamentares, dentre eles Oliver Cromwell como presidente do conselho. Nessa função, Cromwell reprimiu com rigor os últimos focos de resistência Realista na Irlanda e na Escócia. 
Oliver Cromwell
No aspecto político-administrativo, ele aboliu uma série de taxações consideradas abusivas. Em 1651, conseguiu aprovar no Parlamento  os Atos de NavegaçãoCom essa medida, criava-se a exclusividade do comércio marítimo nos portos da Inglaterra aos navios de bandeira inglesa, ou seja, qualquer produto importado pela Inglaterra, só poderia atracar nos portos ingleses, por navios ingleses, atacando, dessa forma, o monopólio que detinham os comerciantes holandeses. Cromwell criava assim as bases para o desenvolvimento do imperialismo marítimo inglês.

Ditadura
Em 1653, após o aparecimento de oposições a seu governo tanto entre os conservadores quanto entre os setores mais populares, Oliver Cromwell dissolveu o Parlamento, intitulando-se Lorde Protetor dos ingleses. Nessa função, derrotou as Províncias Unidas, em 1654, e conquistou o território da Jamaica dos espanhóis, em 1655, transformando-o no principal espaço colonial inglês no Caribe e uma das maiores áreas produtoras de açúcar do século XIX.
O atos de navegações fez com que a Holanda declarasse guerra aos ingleses, 1652. Em 1654 os ingleses derrotaram os holandeses, iniciando a ascensão da Inglaterra como a Rainha dos Mares. O mercado interno inglês se tornou altamente dinâmico, a partir do governo de Cromwell a manufatura têxtil passou a desenvolver-se. Todos estes atos de governo de Oliver, deram as condições necessárias para surgir na Inglaterra, a revolução Industrial, no século seguinte e o pais tornar-se a maior potência econômica até 1918.
Em 1658, Cromwell faleceu prematuramente. Seu corpo foi enterrado na capela de Westminster. Richard, seu filho, foi seu sucessor, mas não tinha a mesma força do pai, renunciando ao cargo em 1659.
Em 1660, houve a monarquia foi restaurada. O novo rei, Carlos II, resolveu exumar o corpo de Cromwell e decapitá-lo, expondo sua cabeça na Torre de Londres.



- Absolutismo
- Revolução Gloriosa
-revolução Francesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário