quarta-feira, 28 de outubro de 2015

O Mesolítico e Era Glacial

É o período médio entre o Paleolítico e o Neolítico. Foi um período relativamente curto, se iniciou a cerca de 10 mil anos atrás e durou até cerca de 6 mil anos atrás.
O Homem do Mesolítico, habitou a Terra em um período e que a vida esteve ameaçada. Esse período é diretamente ligado à Era Glacial, que provocou drásticas alterações climáticas em alguns continentes. Neste período o homem conseguiu dar grandes passos rumo ao desenvolvimento e à sobrevivência de forma mais segura.

O Domínio do fogo  
O domínio do fogo foi o maior exemplo disto. Com o fogo, o ser humano pôde espantar os animais, cozinhar a carne e outros alimentos, iluminar sua habitação além de conseguir calor nos momentos de frio intenso. Com a ingestão de carne cozida, os hominídeos desenvolveram partes importantes do cérebro responsável pelo raciocínio.
Período glacial durou cerca de 4 mil anos
Outros dois grandes avanços foram o desenvolvimento da agricultura e a domesticação dos animais. Cultivando a terra e criando animais, o homem conseguiu diminuir sua dependência com relação a natureza. Com esses avanços, foi possível iniciar o processo de sedentarização, pois a habitação fixa tornou-se uma necessidade.
Neste período ocorreu também a divisão do trabalho por sexo dentro das comunidades. Enquanto o homem ficou responsável pela proteção e sustento das famílias, a mulher ficou encarregada de criar os filhos e cuidar da habitação.
Acredita-se que durante este período, os primeiros grupos humanos vindos da Ásia atravessaram o Estreito de Bering, que estava coberto de gelo, e assim, uniu o continente americano e asiático. Os grupos humanos que chegaram à América por esse caminho desconheciam a navegação e fizeram o trajeto a pé, provavelmente perseguindo grandes animais ou em busca de comida.



- A Evolução do Ser Humano
-A Vida Humana no Paleolítico
-O Neolítico e a Revolução Agrícola
-O Ser Humano Chega na América

Nenhum comentário:

Postar um comentário