quarta-feira, 28 de outubro de 2015

A Arte Grega

A arte grega se destacou pela beleza e equilíbrio das formas e até hoje serve de modelo para artistas de todo o mundo.
A partir de meados do século VII a.C., a produção artística grega teve grande desenvolvimento. Nessa época, o comércio com o Oriente aumentou e os gregos puderam conhecer os grandes templos estátuas do Egito e de outros impérios orientais. Também passaram a construir grandes estátuas de seus deuses e abriga-las em templos monumentais, como faziam os povos do oriente.
A arte grega era predominante religiosa. As primeiras esculturas eram oferendas para os deuses ou imagens de culto. Nas pinturas feitas em peças de cerâmica, os artistas representavam os deuses, os heróis e suas narrativas. Por meio dessa união entre religião e arte, eles expressavam sua visão do que era certo ou errado, do que era bonito ou feio.

O teatro
O teatro, como conhecemos hoje é uma invenção grega. Era um ritual de homenagem a Dionísio. As peças eram encenadas em Atenas durante o festival das dionisíacas, que incluía um concurso teatral. As obras eram julgadas por dez cidadãos escolhidos por um magistrado da cidade. Milhares de pessoas assistiam aos espetáculos, que eram divididos em dois gêneros: a tragédia e a comédia.


a) Tragédia: narra o conflito ou tensão entre a vontade humana, representada pelos heróis, e a vontade divina, representada pelos deuses. Ao despertar no público fortes emoções, a tragédia o purificava.
Entre os autores de tragédia destacou-se Ésquilo, que viveu de 525 a.C. a 456 a.C. e escreveu a trilogia Oréstia, composta das peças Agamêmnon, Coéforas e Eumênides. Outro autor de destaque foi Sófoles, que viveu de 495 a.C. a 405 a.C. e escreveu peças como Édipo Rei, Antígona e Electra. Eurípedes, que viveu de 480 a.C. a 406 a.C. escreveu Medeia, Hipólito, Andrômaca e As troianas.

b) Comédia: provocava o riso, ridicularizando os vícios mais comuns da população mais pobre, dos políticos, artistas e até mesmo dos deuses. A comédia manifestava a capacidade da pólis de rir de si mesma.
Entre os escritores de comédia destacou-se Aristófanes que viveu entre 448 a.C. a 380 a.C., autor de A Paz, Lisístrata, Assembleia de Mulheres e As  Aves.

Arquitetura
Templo dórico em Atenas
Os templos representam a mais forte presença da arquitetura grega na sociedade contemporânea. Esses edifícios abrigavam a estátuas de um deus e serviam como moradia terrena para a divindade. Os templos não eram locais de culto, pois as orações e os sacrifícios eram feitos nos altares fora do edifício. No período arcaico, os gregos desenvolveram uma intensa produção artística, com destaque para a arquitetura e a escultura. Suas obras estavam relacionadas à expressão da religiosidade, principal marca da visão de mundo dos gregos nessa época.
A história dos templos gregos está ligada ao fortalecimento das cidades-Estado. As pólis procuravam mostrar seu poder econômico construindo grandes templos em homenagem aos deuses cultuados na cidade.
Os arquitetos desenvolveram inúmeras técnicas para construir templos, procurando melhorar a aparência das edificações. Entre elas estavam o uso de regras matemáticas, as noções de proporção e equilíbrio, simetria, sobriedade e até mesmo ilusões de ótica.
Os templos mais antigos eram compostos de uma sala retangular, a nau, que abrigava a estátuas da divindade, e um pórtico de duas colunas. No século VII a.C., o enriquecimento das cidades-Estado após a expansão territorial permitiu um maior investimento na construção dos templos, que passaram a ter mais salas e ganharam colunas externas.
A utilização de colunas de pedra é uma das características marcantes da arquitetura grega, sendo responsável pelo aspecto grandioso das edificações. As colunas obedeceram a três estilos:

Dórico: mais simples e "mais pesado”;
Jônico: considerado "mais suave";
Coríntio: considerado mais ornamentado e refinado.

No período clássico, a arquitetura sofreu mudanças, principalmente em Atenas. Além de templos, foram construídos prédios para sediar reuniões do Conselho, que, com o desenvolvimento da democracia, ganhou maior importância política. Também foram construídas torres para facilitar a defesa da cidade nas guerras. O maior arquiteto grego foi Ictino, que construiu o Partenon no século V a.C.

Escultura grega período
arcaico, nata-se a forte
influência egípcia
Escultura
As esculturas gregas representam o ideal grego de perfeição, o antropocentrismo (esculturas de formas humanas), o equilíbrio e o movimento em seu grau mais elevado. Em geral as esculturas eram feitas para agradar aos deuses e aos homens. A escultura também sofreu muitas alterações ao longo da história grega.

a) Período arcaico, século VI a.C.: a confecção de estátuas estava subordinada à arquitetura, pois elas eram utilizadas principalmente como elemento decorativo dos templos. Sob influências das culturas da Ásia Menor (egípcios e mesopotâmicos), os gregos iniciaram a produção de grandes esculturas em pedra. As esculturas tinham formas rígidas, sem representar movimento, não eram muito detalhadas e esculpidas de frente. Destacam neste período duas modalidades: o Kouros (figura masculina) e a Koré (figura feminina).

Escultura período clássico,
Discóbolo de Miron
b) Período clássico, século V a.C.: os gregos passaram a desenvolver a escultura de forma independente da arquitetura. O aperfeiçoamento técnico desenvolvido no período permitiu a criação de estátuas de bronze. Mantiveram a representação de deuses e heróis mitológicos, mas também elaboraram estátuas de políticos e chefes militares. As esculturas dessa fase representavam mais movimentos e detalhes e os artistas preocuparam-se em criar obras que tivessem as mesmas proporções do corpo humano.

c) Período helenístico, séculos IV-III a.C.: os artistas procuraram criar esculturas que expressavam dor, tristeza e a angústia. As emoções eram representadas por meio de posições do corpo, da fisionomia e da riqueza de detalhes.
Os principais escultores gregos foram:

Praxíteles: lembrado pela beleza de suas esculturas, pela lânguida pose em “S” Hermes com Dionísio menino, foi o primeiro artista que esculpiu o nu feminino;

Policleto: autor de Doríforo – condutor da lança, criou padrões de beleza e equilíbrio através do tamanho das estátuas que deveriam ter sete vezes e meia o tamanho da cabeça;
Fídias: o mais famoso de todos, autor de Zeus Olímpico, sua obra-prima, e Atenéia. Realizou toda a decoração em baixos-relevos do templo Partenon: as esculturas dos frontões, métopas e frisos;
Laocoonte e seus filhos, escultura grega do
período helenístico
Lisipo: representava os homens “tal como se vêem” e “não como são” (verdadeiros retratos). Foi Lisipo que introduziu a proporção ideal do corpo humano com a medida de oito vezes a cabeça;
 Miron: autor do Discóbolo o homem arremessando o disco, que é a obra mais conhecida, mostrando toda a perfeição do corpo humano e o sentimento

Todos os citados pertencentes da era clássica.

A pintura
A pintura era forma decorativa em vasos de cerâmica, sendo muito praticada em toda a Grécia. Pintavam-se desde personagens míticos até cenas de batalha ou da vida cotidiana. As pinturas gregas, obedeciam a simetria das formas.
Primeiramente estes vasos eram utilizados para fins religiosos, para armazenar objetos, depois passaram a simbolizar um objeto artístico. Posteriormente as pinturas foram utilizadas para decorar a arquitetura, substituindo as esculturas nas métopas. Com o passar do tempo os vasos eram utilizados também, como utensílio doméstico. O maior pintor grego foi Exéquias, e sua obra mais conhecida é "Aquiles e Ajax jogando".
Ânfora decorada com Euristeu,
Cérbero e Hércules
Os vasos gregos respeitavam a harmonia da pintura com as formas dos vasos, que variavam em:

Ânfora: vasilha em forma de coração, com o gargalo largo e duas asas;
Hidra: (água) tinha três asas, uma vertical para segurar enquanto corria a água e duas para levantar;
Cratera: tinha a boca bastante larga, com o corpo em forma de um sino invertido, servia para misturar água com o vinho, hábito muito comum dentre os gregos, visto que os mesmos não bebiam água pura.

Duas técnicas eram mais utilizadas:.
a) Figura negra: as figuras eram pintadas com verniz negro e os detalhes eram feitos com um estilete;
b) Figura vermelha: as cores negra ou branca, eram usada como fundo e as figuras eram deixadas no vermelho.





-Renascimento
-Semana de Arte Moderna
-Economia e Educação na Grécia Antiga
-Religião e Mitologia na Grécia Antiga
-Democracia Ateniense
-Militarismo Espartano

Nenhum comentário:

Postar um comentário