A Arte Grega
A
arte grega se destacou pela beleza e equilíbrio das formas e até hoje serve de
modelo para artistas de todo o mundo.
A
partir de meados do século VII a.C., a produção artística grega teve grande
desenvolvimento. Nessa época, o comércio com o Oriente aumentou e os gregos
puderam conhecer os grandes templos estátuas do Egito e de outros impérios
orientais. Também passaram a construir grandes estátuas de seus deuses e
abriga-las em templos monumentais, como faziam os povos do oriente.
A
arte grega era predominante religiosa. As primeiras esculturas eram oferendas
para os deuses ou imagens de culto. Nas pinturas feitas em peças de cerâmica,
os artistas representavam os deuses, os heróis e suas narrativas. Por meio
dessa união entre religião e arte, eles expressavam sua visão do que era certo
ou errado, do que era bonito ou feio.
O teatro
O
teatro, como conhecemos hoje é uma invenção grega. Era um ritual de homenagem a
Dionísio. As peças eram encenadas em Atenas durante o festival das dionisíacas,
que incluía um concurso teatral. As obras eram julgadas por dez cidadãos
escolhidos por um magistrado da cidade. Milhares de pessoas assistiam aos
espetáculos, que eram divididos em dois gêneros: a tragédia e a comédia.
a) Tragédia: narra o conflito ou tensão entre a
vontade humana, representada pelos heróis, e a vontade divina, representada
pelos deuses. Ao despertar no público fortes emoções, a tragédia o purificava.
Entre
os autores de tragédia destacou-se Ésquilo,
que viveu de 525 a.C. a 456 a.C. e escreveu a trilogia Oréstia, composta das peças Agamêmnon, Coéforas e Eumênides. Outro
autor de destaque foi Sófoles, que
viveu de 495 a.C. a 405 a.C. e escreveu peças como Édipo Rei, Antígona e Electra. Eurípedes, que viveu de 480 a.C. a 406 a.C. escreveu Medeia, Hipólito, Andrômaca e As troianas.
b) Comédia: provocava o riso, ridicularizando
os vícios mais comuns da população mais pobre, dos políticos, artistas e até
mesmo dos deuses. A comédia manifestava a capacidade da pólis de rir de si
mesma.
Entre
os escritores de comédia destacou-se Aristófanes
que viveu entre 448 a.C. a 380 a.C., autor de A Paz, Lisístrata, Assembleia de Mulheres e As Aves.
Arquitetura
Templo dórico em Atenas |
Os
templos representam a mais forte presença da arquitetura grega na sociedade
contemporânea. Esses edifícios abrigavam a estátuas de um deus e serviam como
moradia terrena para a divindade. Os templos não eram locais de culto, pois as
orações e os sacrifícios eram feitos nos altares fora do edifício. No período
arcaico, os gregos desenvolveram uma intensa produção artística, com destaque
para a arquitetura e a escultura. Suas obras estavam relacionadas à expressão
da religiosidade, principal marca da visão de mundo dos gregos nessa época.
A
história dos templos gregos está ligada ao fortalecimento das cidades-Estado.
As pólis procuravam mostrar seu poder econômico construindo grandes templos em
homenagem aos deuses cultuados na cidade.
Os
arquitetos desenvolveram inúmeras técnicas para construir templos, procurando
melhorar a aparência das edificações. Entre elas estavam o uso de regras
matemáticas, as noções de proporção e equilíbrio, simetria, sobriedade e até
mesmo ilusões de ótica.
Os
templos mais antigos eram compostos de uma sala retangular, a nau, que abrigava
a estátuas da divindade, e um pórtico de duas colunas. No século VII a.C., o
enriquecimento das cidades-Estado após a expansão territorial permitiu um maior
investimento na construção dos templos, que passaram a ter mais salas e
ganharam colunas externas.
A utilização de
colunas de pedra é uma das características marcantes da arquitetura grega,
sendo responsável pelo aspecto grandioso das edificações. As colunas obedeceram
a três estilos:
Dórico: mais simples e "mais pesado”;
Jônico: considerado "mais
suave";
Coríntio: considerado mais ornamentado e
refinado.
No
período clássico, a arquitetura sofreu mudanças, principalmente em Atenas. Além
de templos, foram construídos prédios para sediar reuniões do Conselho, que,
com o desenvolvimento da democracia, ganhou maior importância política. Também
foram construídas torres para facilitar a defesa da cidade nas guerras. O maior arquiteto grego foi Ictino,
que construiu o Partenon no século V a.C.
Escultura grega período arcaico, nata-se a forte influência egípcia |
Escultura
As
esculturas gregas representam o ideal grego de perfeição, o antropocentrismo (esculturas
de formas humanas), o equilíbrio e o movimento em seu grau mais elevado. Em
geral as esculturas eram feitas para agradar aos deuses e aos homens. A
escultura também sofreu muitas alterações ao longo da história grega.
a) Período arcaico,
século VI a.C.: a
confecção de estátuas estava subordinada à arquitetura, pois elas eram
utilizadas principalmente como elemento decorativo dos templos. Sob influências
das culturas da Ásia Menor (egípcios e mesopotâmicos), os gregos iniciaram a
produção de grandes esculturas em pedra. As esculturas tinham formas rígidas,
sem representar movimento, não eram muito detalhadas e esculpidas de frente.
Destacam neste período duas
modalidades: o Kouros (figura
masculina) e a Koré (figura feminina).
Escultura período clássico, Discóbolo de Miron |
b) Período clássico,
século V a.C.: os
gregos passaram a desenvolver a escultura de forma independente da arquitetura.
O aperfeiçoamento técnico desenvolvido no período permitiu a criação de
estátuas de bronze. Mantiveram a representação de deuses e heróis mitológicos,
mas também elaboraram estátuas de políticos e chefes militares. As esculturas
dessa fase representavam mais movimentos e detalhes e os artistas
preocuparam-se em criar obras que tivessem as mesmas proporções do corpo
humano.
c) Período
helenístico, séculos IV-III a.C.:
os artistas procuraram criar esculturas que expressavam dor, tristeza e a
angústia. As emoções eram representadas por meio de posições do corpo, da
fisionomia e da riqueza de detalhes.
Os
principais escultores gregos foram:
Praxíteles: lembrado pela beleza de suas
esculturas, pela lânguida pose em “S” Hermes
com Dionísio menino, foi o primeiro artista que esculpiu o nu feminino;
Policleto:
autor de Doríforo – condutor da lança, criou padrões de beleza e equilíbrio
através do tamanho das estátuas que deveriam ter sete vezes e meia o tamanho da
cabeça;
Fídias: o mais famoso de todos, autor de Zeus Olímpico, sua obra-prima, e Atenéia. Realizou toda a decoração em
baixos-relevos do templo Partenon: as esculturas dos frontões, métopas e
frisos;
Laocoonte e seus filhos, escultura grega do período helenístico |
Lisipo: representava os homens “tal como se
vêem” e “não como são” (verdadeiros retratos). Foi Lisipo que introduziu a
proporção ideal do corpo humano com a medida de oito vezes a cabeça;
Miron:
autor do Discóbolo o homem
arremessando o disco, que é a obra mais conhecida, mostrando toda a perfeição
do corpo humano e o sentimento
Todos
os citados pertencentes da era clássica.
A pintura
A
pintura era forma decorativa em vasos de cerâmica, sendo muito praticada em
toda a Grécia. Pintavam-se desde personagens míticos até cenas de batalha ou da
vida cotidiana. As pinturas gregas, obedeciam a simetria das formas.
Primeiramente
estes vasos eram utilizados para fins religiosos, para armazenar objetos,
depois passaram a simbolizar um objeto artístico. Posteriormente as pinturas
foram utilizadas para decorar a arquitetura, substituindo as esculturas nas
métopas. Com o passar do tempo os vasos eram utilizados também, como utensílio
doméstico. O maior pintor grego foi Exéquias, e sua obra mais conhecida é
"Aquiles e Ajax jogando".
Ânfora decorada com Euristeu, Cérbero e Hércules |
Os
vasos gregos respeitavam a harmonia da pintura com as formas dos vasos, que
variavam em:
Ânfora: vasilha em forma de coração, com o
gargalo largo e duas asas;
Hidra: (água) tinha três asas, uma
vertical para segurar enquanto corria a água e duas para levantar;
Cratera: tinha a boca bastante larga, com
o corpo em forma de um sino invertido, servia para misturar água com o vinho,
hábito muito comum dentre os gregos, visto que os mesmos não bebiam água pura.
Duas técnicas eram mais utilizadas:.
a)
Figura negra: as figuras eram pintadas com verniz negro e os detalhes eram
feitos com um estilete;
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