sábado, 24 de outubro de 2015

Fundação de Roma

O legado dos romanos é visível até hoje. Sua língua o latim, originou outras cinco línguas: espanhol, francês, italianoportuguês e romeno. Direito, arquitetura, agricultura, alfabeto, forma de organização política e manifestações artísticas vemos presente no nosso cotidiano.

Fundação mítica
Segundo o mito de fundação, a sacerdotisa do templo da deusa Vesta, Réa Silvia, deu à luz a dois gêmeos homens. Os meninos eram fruto da relação da sacerdotisa como deus Marte (deus da guerra). Para exercer as funções de sacerdotisa era necessário permanecer virgem, então ela os abandonou em um cesto no leito do rio Tribe.
Marte, por meio de sua intervenção nas águas, conduziu o cesto até terra firme, aos pés do monte Palatino. Uma loba, enviado por Mártir os adotou e os levou para junto de seus filhotes, amamentando-os. Algum tempo depois, um pastor que passava pelo local, viu os dois gêmeos, levou-os para sua cabana, também no monte Palatino e deu-lhes os nomes de Rômulo e Remo, com eles as crianças cresceram fortes e saudáveis.
Escultura de bronze do século XIII representando
a loba amamentando Rômulo e Remo
No ano de 753 a.C., Rômulo traçou um sulco no chão para determinar a localização da futura cidade. Remo zombou dele e saltou sobre o sulco, então Rômulo matou Remo e a cidade de Roma foi fundada.

Fundação histórica
A região onde surgiu a cidade de Roma, na Península Itálica, desde o século XV a.C., era habitada por 7 povos italiotas: sabinos, équos, oscos, úmbrios, volscos, samnitas e latinos. Eles viviam da agricultura, da caça e da criação de rebanhos e também conheciam a cerâmica. Roma foi fundada em 753 a.C. no monte Palatino, composta de várias aldeias de povos residentes da região do Lácio (os latinos), que se uniram e construíram uma fortaleza, para se defenderem dos etruscos, que viviam na região central da península.
Os etruscos, eram originários da Ásia Menor e se fixaram na região da Etrúria, que se localizava entre os rios Arno e Tibre, onde hoje é a atual Toscana, desde o século IX a.C. No século VII a.C., os etruscos venceram a resistência dos latinos, invadiram a região do Lácio e unificaram as várias aldeias, dando origem a cidade-Estado de Roma.


- Monarquia Romana
-República Romana

Um comentário: