quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Mercantilismo

O mercantilismo é a política econômica capitalista comercial adotada pelos Estados Europeus entre os séculos XVI e XVIII.

1. A intervenção do Estado na economia
O período mercantilista representou a transição do feudalismo para o capitalismo, sendo a primeira fase do capitalismo, o Capitalismo Comercial. Uma das principais características foi a intervenção do Estado nos assuntos econômicos. O monarca, assistindo por seus conselheiros, decidia sobre o comércio, concedia monopólios, estabelecia a moeda, entre outras coisas.

O metalismo era uma das práticas do mercantilismo
2. Os princípios mercantilistas
As despesas do Estado eram muito grandes. Manter o luxo da corte, sustentar os funcionários que cuidavam da administração do reino e equipar as tropas que protegiam o território eram tarefas que exigiam dinheiro. As monarquias nacionais adotaram várias medidas para obter metais preciosos e fortalecer o reino. O conjunto de práticas adotadas recebeu o nome de mercantilismo.
A burguesia comercial foi o grupo econômico que mais
se beneficiou com as práticas mercantilistas
a) Metalismo: o ouro e a prata eram metais que deixavam uma nação muito rica e poderosa, portanto os governantes faziam de tudo para acumular estes metais. Além do comércio externo, que trazia moedas para a economia interna do país, a exploração de territórios conquistados era incentivada neste período. Foi dentro deste contexto histórico, que a Espanha explorou toneladas de ouro das sociedades indígenas da América.
b) Protecionismo Alfandegário: os reis criavam impostos e taxas para evitar ao máximo a entrada de produtos vindos do exterior. Era uma forma de estimular a indústria nacional e também evitar a saída de moedas para outros países.
c) Pacto Colonial ou Monopólio Colonial: as colônias europeias deveriam fazer comércio apenas com suas metrópoles. Era uma garantia de vender caro e comprar barato, obtendo ainda produtos não encontrados na Europa. Dentro deste contexto histórico ocorreu o ciclo econômico do açúcar no Brasil Colonial.

d) Balança Comercial Favorável: o esforço era para exportar mais do que importar, desta forma entraria mais moedas do que sairia, deixando o país em boa situação financeira.



-Expansão Ultramarina Europeia
-Absolutismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário