quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Agentes Externos Formadores do Relevo

Os agentes externos são: intemperismo e erosão. As formas da superfície terrestre estão em constante transformação pela ação dos agentes externos e internos.

1. Modelando a superfície
Os agentes externos são forças naturais que atuam sobre a superfície terrestre modelando e esculpindo as formas do relevo. Os ventos, os mares, as geleiras, as chuvas, os rios, a luz solar e os seres vivos são exemplos de agentes externos.
No Brasil, a maior parte do relevo apresenta altitudes pouco elevadas. Esse relevo suave é resultado da ação dos agentes externos sobra as formas da superfície ao longo de milhões de anos. A ação de agentes como vento e as chuvas contribui para a modificação do relevo.

Intemperismo e erosão
As formas da superfície sofrerem o impacto conjunto, simultâneo e contínuo dos agentes externos que provocam o intemperismo e a erosão, ou seja, decompõem e desagregam a rocha em sedimentos que se depositam em outros pontos da superfície terrestre. 
A erosão atua removendo e transportando sedimentos das partes mais altas para as partes mais baixas do terreno, ou para o fundo de lagos, lagoas, rios e oceanos.

2. A ação dos agentes externos
A velocidade e intensidade da ação erosiva dos agentes externos dependem, entre outras coisas, do clima, do tipo de rocha e do relevo de determinada área. Os principais agentes são as chuvas, os rios, os mares, as geleiras, os ventos e a ação humana.

Chuvas
Parte das águas das chuvas que escorre pela superfície causa impacto sobre as rochas, provocando o seu desgaste. A erosão ocorre porque a água carrega grande quantidade de sedimentos das regiões mais altas para as mais baixas. Quanto mais inclinado for o terreno, maior será a velocidade das aguas e maior a erosão. Se o terreno for recoberto por vegetação, a erosão será menor, pois essa cobertura ameniza o impacto da chuva no solo, diminuindo a velocidade de escoamento das águas. Por isso, terrenos sem vegetação são mais facilmente erodidos.

Rios
A força das águas dos rios provoca erosão em suas margens e escava o seu leito, transportando muitos sedimentos. Uma parte desses sedimentos é depositada nos leitos dos próprios rios, ao passo que outra parte é levada pela força das águas, podendo chegar até os oceanos.
A velocidade das águas de um rio varia muito desde a sua nascente até a sua foz, o lugar onde ele deságua. Quanto menor for a velocidade das águas, menor será a sua capacidade de transportar sedimentos. O processo de decomposição de sedimentos é chamado de sedimentação.

Mares
O impacto das águas marinhas desgasta as rochas litorâneas lentamente. As partículas desprendidas das rochas misturam-se com a areia ou são depositadas no fundo dos oceanos. Esse desgaste pode formar desde esculturas em rochas até praias e ilhas. As águas dos mares, assim como as dos rios e das chuvas, intemperizam e erodem as rochas simultaneamente.

Geleiras
O gelo também é capaz de remodelar a superfície. Quando o gelo que cobre montanhas se desprende, provoca forte atrito com as rochas e com o solo, arrastando por milhares de anos transforma o aspecto dessas montanhas.

Ventos
A ação do vento pode ser muito intensa, como nos desertos. Nessas áreas secas, os ventos carregam pequenos grãos de areia que se chovam contra as rochas, acelerando seus desgaste e alterando-lhes as formas. Os ventos também podem provocar o acúmulo de camadas de areia móveis: as dunas.

A ação humana
O ser humano é um importante agente transformador da paisagem. Para atender ás suas necessidades, ele modifica o relevo criando novas formas. Atualmente, a tecnologia permite que os aterros avancem pelo mar, criando ilhas artificiais.
A ação humana também contribui para acelerar o processo de erosão do relevo. Entra essas ações destacam-se as queimadas de vegetação nativa e as derrubadas de florestas, que deixam o solo desprotegido e muito exposto á erosão causada pelas chuvas. Por causa da ação da gravidade, as áreas de encostas são erodidas mais facilmente.
a) Assoreamento: o depósito dos sedimentos no leito e na foz dos rios causa assoreamento (acúmulos de sedimentos em corpos d’água). Os resultados são enchentes e até mesmo a mudança de curso dos rios.
b) Voçorocas: a devastação da vegetação deixa grandes extensões de terra exposta a erosão. Em alguns lugares, as águas das chuvas cavam sulcos tão profundos na superfície que impedem essas áreas de serem cultivadas ou usadas na criação de animais. A recuperação destas áreas é muito difícil.

Um comentário:

  1. não consegui responder a minha pergunta
    pois no começo parece que tem a resposta mais quando vai ler não aparece e nada

    ResponderExcluir