sábado, 5 de setembro de 2015

Religião e Mitologia na Grécia Antiga

Os mitos gregos procuravam explicar a origem do universo e como os homens deveriam cultuar os deuses. A religião grega foi um dos principais elementos de integração cultural entre as diversas cidades-estados gregas, pois tinham muitas divindades em comum.

1. Mito
Para os gregos antigos, os mitos eram um aspecto essencial de sua religião. Por meio dessas histórias, eles explicavam a origem do mundo e o seu funcionamento. As narrativas míticas também mostravam como os deuses deveriam ser cultuados.
Segundo a mitologia no início havia o Caos, um vazio escuro onde não se distinguia nada, até surgir gaia, a Terra, a estabilidade. Gaia gerou, a partir dela mesma, Urano, o Céu, seu contrário masculino, dando início a criação do mundo. Da união entre Gaia e Urano foi gerada uma extensa linhagem de seres primordiais, entre os quais Erínias, Ninfas, Ciclopes, Gigantes. Também geram os Titãs, como Cronos, e as Titânides como Reia.
Cronos, cujo nome significa “tempo”, uniu-se a Rei, com quem teve cinco filhos: Zeus, Poseidon, Hades, Hera e Deméter. Os três primeiros voltaram-se contra o pai, que governava o mundo em uma guerra pelo domínio do Universo, durou 10 anos. A guerra e foi vencida por Zeus, que conseguiu resgatar seus irmãos. Depois disso, dividiram o controle do mundo terrestre entre si: Poseidon reinava no oceano, Hades nos mundos subterrâneos e secretos habitados pelos mortos e Zeus passou a controlar o céu e ficou responsável pelo destino dos humanos.
A série de seres mitológicos gregos consistiam em: titãs, deuses, semideuses (heróis), ninfas, sátiros, gigantes, ciclopes, górgonas, sereias, centauros e minotauro.

Titãs
Os titãs (masculino) e as titânides (feminino) formavam uma raça de poderosos deuses que governaram durante a Idade de Ouro. Eles eram filhos de Urano  e Gaia. Principais titãs e titânides:
Ceo: titã da inteligência;
Crio: titã das manadas, do frio e inverno;
Cronos: foi rei dos titãs que governou o mundo durante a Idade de Ouro;
Febe: titânide da Lua;
Hipérion: titã da visão e do fogo astral;
Lápeto: irmão de Cronos;
Mnemosine: personificava a memória;
Oceano: representava o rio que circunda o mundo;
Reia: rainha dos titãs com Cronos;
Téia: titã da luz e da visão;
Témis: titânide das leis e costumes;
Tétis: titã que personificava o mar e a fertilidade das águas.


Deuses 
A maioria das divindades eram ligados as forças da natureza e eram antropomórficos. Haviam os deuses e os semideuses, fruto dos relacionamentos dos deuses com os seres humanos. Os gregos imaginavam seus deuses fisicamente e emocionalmente semelhantes aos seres humanos. A grande diferença entre deuses e seres humanos era a imortalidade dos deuses. 
Cada um dos deuses tinha personalidade própria, com qualidades e defeitos, interesses e atividades diferentes. Alguns deuses estavam relacionados a uma força da natureza, um atributo como a beleza e a sabedoria, uma profissão ou atividade.
Não se sabe ao certo a origem das narrativas. Estima-se que alguns deuses tivessem origem estrangeira, como Apolo e Afrodite. Principais deuses:
Gaia: planeta Terra;
Urano: representa o céu;
Hermes: mensageiro dos deuses, protetor dos comerciantes, dos viajantes e dos diplomatas;
Afrodite: deusa do amor;
Apolo: deus da luz do Sol, poesia, música, artes, beleza masculina;
Ares: o deus da guerra era impetuoso e imprudente;
Ártemis: deusa da caça, castidade, animais selvagens e luz;
Atena: também se interessava pelas guerras, mas com inteligência e planejamento. Deusa da sabedoria;
Crono: deus do tempo;
Deméter: deus da colheita e da agricultura;
Dionísio: deus das festas, vinho e prazer;
Eros: deus do amor e da paixão;
Hefesto: deus dos metais, metalurgia, fogo e trabalho;
Héstia: deusa do lar;
Hera: protetora das mulheres, do casamento e do nascimento;
Hérmia: deusa de todas as ninfas;
Néfele: deusa das nuvens;
Poseidon: deus dos mares e oceanos;
Zeus: era o deus principal dos gregos e tinha autoridade sobre os demais deuses do universo, contudo, não poderia interferir nos domínios de seus irmãos e deveria consultar o Conselho dos deuses quando tinha de tomar alguma decisão importante.

Semideuses
Os semideuses ou heróis eram o fruto do relacionamento entre
os deuses e os seres humanos. Se destacavam por serem mais fortes e ágeis que os seres humanos mortais, sendo capazes de realizar grandes feitos. Utilizando suas capacidades especiais, eram capazes de vencer monstros, combater vários guerreiros inimigos e atuar em missões que seriam impossíveis aos mortais. Por outro lado, os heróis apresentavam alguns defeitos humanos (psicológicos e corporais). Em alguns casos eram aceitos no Olimpo. Principais heróis:
Agamenon: guerreiro valente e forte, foi o guerreiro comandante na Guerra de Tróia;
Ajax: herói guerreiro que também atuou nas batalhas da Guerra de Tróia;
Aquiles: participou do cerco da cidade de Tróia, ajudando na vitória grega. Era um excelente guerreiro, com muitas qualidades nesta área. Seu ponto fraco era o calcanhar. Morreu ao ser atingido neste local, por uma flecha arremessada por Paris, ocorrido durante a Guerra de Tróia;
Atlanta: heroína grega que participou da caçada ao javali de Caridon;
Cadmo: venceu o dragão que controlava a cidade de Tebas;
Édipo: devido sua inteligência superior, foi o único a conseguir decifrar o enigma da Esfinge. Tornou-se rei de Tebas.
Héracles: conhecido pelo nome latino de Hércules, era capaz de realizar ações sobre-humanas, foi concebido pela união de Zeus com uma mortal, Alcmenta;
Perseu: foi o herói que conseguiu decapitar a Medusa, contando com a ajuda da deusa Atena. Do corpo de Medusa nasceu Pégaso, o cavalo alado;
Teseu: um dos maiores heróis gregos, ficou famoso ao derrotar o minotauro, um terrível monstro que tinha corpo de homem e cabeça de touro, no labirinto de Creta;

Ninfas
As Ninfas eram deusas-espíritos da natureza, muitas ninfas possuíam asas. Os gregos acreditavam que elas habitavam os campos, lagos, montanhas e bosques, sendo responsáveis por levar alegria e felicidade para as pessoas. Principais ninfas:
Alseídes: ninfas das flores;
Dríades: ninfas das florestas;
Náiades: ninfas das águas doces;
Efidríades: ninfas das águas;
Náiades: ninfas das águas doces;
Oreádes: ninfas das montanhas.



Sátiros 
Os Sátiros eram seres masculinos que possuíam corpo de carneiro e cabeça de homem, orelhas pontudas, cabelos compridos, chifres e nariz achatado. De acordo com a mitologia grega, os sátiros acompanhavam o semideus Pan (protetor dos pastores) e o deus Dionísio (do vinho e das festas), vagando pelas montanhas e bosques da Grécia. Os dois sátiros mais conhecidos são:
Sileno: pai da tribo dos sátiros, era um velho sábio, deus da embriaguez, que sempre acompanha Dionísio.
Marsias:  desafiou o deus Apolo num concurso musical, era um excelente tocador de flauta doce. As Musas foram os juízes neste concurso, ao qual Apolo saiu vencedor. Como punição, Apolo pregou a pele do sátiro numa árvore e o sangue que escorreu formando o rio Marsias.


Gigantes
Os gigantes eram seres divinos que foram criados a partir do sangue de Urano (deus do Céu) que foi derramado sobre Gaia (deusa que personifica o planeta Terra). Eles apresentavam grande força física e altura muito acima dos seres humanos. 
Os gigantes tentaram chegar aos deuses olímpicos, para chegar até eles, empilharam montanhas para alcançar o Olimpo. Os deuses do Olimpo, que conseguindo apoio do herói Hércules (Herácles), vencendo os gigantes. Principais gigantes:
Amico:  gigante muito violento, filho de Poseidon (deus dos mares);
Antífates: rei da tribo dos gigantes da Sicília;
Argos Panotes: gigante com cem olhos;
Caco: filho de Hefesto (deus do mundo subterrâneo), este gigante era metade homem, metade sátiro;
Dercino: gigante que vivia como um pastor na Ligúria. Lutou contra o herói Hércules e foi morto;
Egeon: gigante que possuía cem mãos;
Encélado: gigante que possuía cem braços;
Eurymedon: antigo rei dos gigantes;
Gerión:  monstruoso gigante formado por três corpos;
Polibotes: gigante que participou da guerra contra os deuses olímpicos;
Talos: gigante de bronze que protegia a ilha de Creta contra invasores.

Cíclopes
Os ciclopes (olho redondo) eram originários dos gigantes, caracterizados por um único olho no meio da sua testa. Trabalhavam com Hefesto como ferreiros, forjando os raios usados por Zeus, o capacete de invisibilidade de Hades, e o tridente de Poseidon, que foram usados para derrotar os Titãs. São distribuídos em três diferentes espécies:
Urânios: filhos de Urano e Gaia;
Sicilianos: filhos do deus dos mares, Poseidon;
Construtores: que provêm do território da Lícia, uma região montanhosa na costa sudoeste da Ásia Menor. 

Górgonas 
Consideradas monstros eram mulheres tinham no lugar de cabelos, serpentes, possuíam o corpo coberto por escamas, braços de metal e dentes grandes e pontiagudos. As górgonas possuíam a capacidade de transformar em pedra as pessoas que olhassem diretamente aos seus olhos. A mais conhecida era a Medusa, mas também existiam outras duas górgonas: Euríale e Esteno.


Sereias
Eram mulheres com a metade do corpo peixe. Viviam em uma ilha cercada de rochas e recifes ou nos rochedos entre a ilha de Capri e a costa da Itália.
Entoavam um canto que seduziam os homens. Os marinheiros que eram atraídos pelo seu canto tentavam  se aproximar de sua ilha para ouvir seu belíssimo som, descuidavam-se, batiam nos rochedos ou nos recifes e acabavam naufragando.

Centauro
Os centauros eram criaturas com corpo de cavalo e tronco e cabeça de homem, eram dotados de muita força física. Os centauros eram seres dotados de muita força física. De início viviam nas montanhas da Tessália e nos bosques das planícies da Arcádia. Eram filhos de Ixíon (rei dos Lápitas) e Néfele. 
Os centauros foram convidados para o casamento o casamento da princesa Hipodâmia e Pirítoo (rei dos lápitas), durante o casamento, tentaram raptar a princesa, depois de ficarem embriagados de vinho. Os lápitas reagiram e teve início a uma grande guerra entre os centauros e os humanos. Grande parte dos centauros foi dizimada e alguns sobreviventes fugiram para as montanhas da Tessáli.





Minotauro
O Minotauro (touro de Minos) é uma criatura masculina, com cabeça e cauda de touro em um corpo de homem. O minotauro habitava um labirinto na Ilha de Creta que era governada pelo rei Minos. Era filho da esposa do rei de Minos, Pasífae com um touro em forma de castigo ao rei por desobediência ao deus Poseidon.

2. Religião
A religião grega era politeísta e não possuía um livro sagrado, suas tradições eram transmitidas de forma oral. A religião e a mitologia na Grécia estão interligadas em suas narrativas. 

Os cultos 
Agradar aos deuses era fundamental para a prosperidade de uma família ou cidade-Estado.  A religião dos gregos não se organizava em torno de uma instituição, como as igrejas atuais. O culto era celebrado em um altar, do lado de fora dos templos, onde se fazia uma oferenda, em geral um sacrifício de um animal, a um deus. A pós abater o animal, algumas partes eram queimadas e o restante era consumido pelos sacrificadores.
Cada cidade tinha seus deuses protetores e a administração dos cultos era uma responsabilidade política. As assembleias democráticas e os conselhos aristocráticos decidiam assuntos importantes para a vida religiosa da cidade, como o dinheiro que seria dado para a construção de um templo ou quantos animais seriam sacrificados durante as festividades.
A existência de um deus protetor da cidade não impedia a realização de culto a outros deuses. As cidades grandes, como Atenas, eram famosas por receber religiões estrangeiras.
Na vida familiar, os sacrifícios também tinham um espaço importante. Os gregos ofereciam frutos e animais aos deuses em troca da proteção da família ou da propriedade e por ocasião de viagens. Eles acreditavam ainda que os deles podiam se comunicar com os homens por meio de sonhos e oráculos

Os jogos Olímpicos
A prática de esportes também estava envolvida com a religião grega. Uma dessas festividades ocorria de quatro em quatro anos, desde 776 a.C. até o ano de 393 d.C. quando as autoridades romanas decretaram o fim dos jogos. Era organizada na cidade de Olímpia, feita em homenagem a Zeus, reunia representes de várias cidades.
A festa começava com uma procissão e com a oferenda de sacrifício no templo de Zeus. Em seguida, tinha início a uma sério de vários jogos que duravam cinco dias e incluíam quatro provas de luta, uma corrida a cavalo, uma corrida de carros de guerra e o pentatlo.
Durante sua realização, as cidades-Estado em guerra proclamavam a trégua sagrada, durante a qual cessava qualquer atividade militar.


-Economia e Educação na Grécia Antiga
-Democracia Ateniense
-Militarismo Espartano
-A Arte Grega

Nenhum comentário:

Postar um comentário