segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Localização
Os seres humanos criaram sistemas e instrumentos de localização para determinar como encontrar qualquer ponto na superfície do planeta.

1. As linhas imaginárias
Quando observamos um mapa, geralmente encontramos linhas nos sentidos horizontal e vertical. Essas linhas são imaginárias, ou seja, não existem na realidade. Elas foram inventadas para facilitar a localização de elementos e fenômenos na superfície terrestre.

Os paralelos
As linhas imaginárias que dão uma volta completa em torno da Terra no sentido leste-oeste são chamadas de paralelos e foram traçadas tomando como base a posição aproximada do planeta em relação ao plano do Sol ao longo do ano. Assim temos como paralelo principal o Equador, que divide o planeta nos hemisférios Norte e Sul.

- Hemisfério Sul = Meridional

- Hemisfério Norte = Setentrional



Os meridianos
Os meridianos são linhas que cortam o planeta perpendicularmente aos paralelos. Vão do polo Norte ao polo Sul e, ao contrário dos paralelos, todos os meridianos tem o mesmo tamanho.
Por convenção mundial, foi estabelecido que o meridiano de referência para todos os demais seria o meridiano de Greenwich. Os meridianos determinam a longitude. Como o planeta possui forma esférica, ele foi dividido em 360 graus, que correspondem a 360 linhas de longitude, sendo 180 a leste de Greenwich (lado oriental) e 180 a oeste de Greenwich (lado ocidental).

2. Sistema de coordenadas
Diferentes dos sistemas de orientação, que determinavam a direção a partir de um ponto se saída e outro de chegada, os sistemas de localização tem o objetivo de mostrar a localização exata de um único ponto por meio de cruzamento de uma linha vertical com uma linha horizontal.
No sistema de localização usa-se as coordenadas geográficas de latitude e longitude como descrições para a localização, de um determinado lugar na Terra. 

Latitude: é a distância medida em graus partindo do Equador ao longo do meridiano de Greenwich, podendo variar entre 0º e 90º para Norte (N) ou para Sul (S);

Longitude: é a distância medida em graus partindo do meridiano de Greenwich ao longo do Equador, podendo variar entre 0º e 180º para Leste (E) ou para Oeste (W).
No sistema de localização, cada ponto é localizado pelo cruzamento de uma linha horizontal com uma linha vertical. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário