quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Lugar, Espaço e Tempo

1. Lugar
O lugar onde vivemos (moramos, estudamos, trabalhamos e passeamos) são os locais onde frequentamos, e criamos diferentes laços afetivos. O conjunto de lugares onde cada indivíduo mora e cumpre sua rotina diária é chamado de espaço vivido.
Cada lugar onde vamos tem um significado para cada pessoa. As vivencias, as sensações, os sentimentos, laços de amizade e as relações que estabelecemos com os lugares faz com que o nosso espaço vivido seja único.

2. Espaço
Espaço é o lugar mais ou menos bem delimitado, cuja área pode conter alguma coisa. Exemplo da sala de aula:
Ela ocupa um espaço do prédio da escola;
Ela contém vários objetos: mesas, cadeiras, quadros, lixeira, giz, cadernos, livros, lápis, etc.;
Ela é delimitada.
Para além desses limites, isto é, das paredes e portas da sala de aula, existem outros espações no prédio da escola: corredor, outras salas de aula, banheiros, sala da diretoria, refeitório, biblioteca, o pátio, e etc.
Agora pense em sua escola e nos muros que a delimitam. Existem outras construções que também tem outros espaços: casas, prédios, supermercados, divididos por ruas, por quarteirão, por cidades. Portanto existem espaços de diferentes tamanhos. O espaço da sala de aula, não é o mesmo espaço da escola. O espaço do seu quarto não é o mesmo espaço da sua casa.
Existem nestes lugares, diferentes culturas no espaço vivido. Cada lugar tem um tipo de cultura. Cultura é considerado um conjunto de valores, crenças, conhecimentos, forma de se comunicar e costumes de cada grupo de pessoas em diferentes lugares.

3. Tempo
Vimos que cada lugar é a ocupação de espaços. Em cada lugar onde ficamos ocupamos um período de nosso tempo. Quando ficamos no quarto, ocupamos certo tempo, quando vamos para escola permanecemos algum tempo nela. Quando trocamos de lugares também trocamos o tempo de permanência nos locais.
Para medir o tempo usamos de certos recursos como: hora (relógio) e o, dias, anos, décadas, séculos... (calendário), exemplo:
Quanto tempo uma pessoa dormiu? Neste caso utilizamos a hora como medida de tempo.
Quantos anos tem aquela pessoa? Neste caso utilizamos o ano como medida de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário