terça-feira, 22 de setembro de 2015

Representações Cartográficas

As representações cartográficas são recursos importantes para registrar e transmitir informações sobre os lugares, as paisagens e o espaço geográfico. Elas podem revelar características do espaço natural, da sociedade ou da cultura de um povo.

1. Representando o mundo
Representar o mundo de maneira gráfica significa utilizar símbolos, desenhos e até objetos para reproduzir as formas e os conteúdos do território. Na cartografia, geralmente utilizamos o papel como suporte do mapa, como, por exemplo, em um atlas. Porém nos últimos anos, tem sido cada vez mais comum a utilização de mapas digitais, ou seja, feitos no computador.

O que pode ser representado
O mapa pode representar, por exemplo, a forma do território, como uma montanha, ou trajeto de uma estrada. As formas são sempre visíveis na paisagem.
Na verdade, um mapa pode apresentar qualquer fato que ocorra em um lugar. Assim, é possível construir um mapa que mostre quais cidades, por exemplo tem mais população que outras.

Recursos de comunicação cartográfica
Na construção de uma mapa são utilizados diferentes recursos cartográficos para representar elementos ou fenômenos da realidade. Esses recursos devem ser claros para que o leitor do mapa possa compreendê-lo.
Há mapas que apresentam diferentes tipos de informações. Nesse caso, é necessário usar um símbolo para cada uma delas.  No mapa abaixo, sobre as redes de transportes, nas legendas vemos a diversas formas de transportes no Brasil, portos aeroportos nacionais e internacionais e rodovias.

2. Diferentes tipos de representações cartográficas
Existem diferentes maneiras de representar a realidade cartograficamente. As formas mais conhecidas são o croqui, maquete, plantas e mapas.
Croquis

Croqui é um desenho simplificado, elaborado sem preocupação com a escala. Geralmente é feito à mão livre. Apesar de não ter o rigor dos mapas e das plantas, ele traz esquematicamente todas as informações de que o leitor precisa para resolver algum problema imediato. É bastante utilizado no dia a dia, para uma pessoa orientar outra. Na confecção dos croquis o uso proporcionalidade é abolido.


Maquetes
As maquetes são representações cartográficas tridimensionais, ou seja, tem altura e profundidade. Nelas, o espaço e seus elementos devem ser reduzidos proporcionalmente ao tamanho real.
Os elementos nela representados, devem ser representados na mesma disposição em que se encontram na realidade.

Plantas


As plantas e os mapas são muito parecidos. A diferença entre eles é a escala, ou seja, a planta mostra muito mais detalhes do que um mapa. As plantas são utilizadas para representar pequenos espaços, como casas, apartamentos, uma escola ou uma rua. Elas possuem um nível de detalhamento mais que os mapas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário