quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Orientação
Desde tempos muito antigos os seres humanos buscaram encontrar maneiras de se orientar pelo espaço. Uma das formas encontradas foi a orientação pelos astros, que permitiu deslocamentos a grandes distâncias, mesmo em áreas onde não há pontos de referência, como por exemplo, o mar.
1. A rosa dos ventos  
Para entendermos os mapas é necessário conhecer os pontos cardeais, ao menos saber onde se localiza o norte. Este direcionamento geralmente é feito pela rosa dos ventos. Ela é composta pelos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.
Cruzeiro do Sul
Descoberto durante a viagem de Cabral em 1500, também é chamado de crux. De suma importância do século XVI ao início de XXI nas navegações no hemisfério Sul, pois através da constelação é possível indicar o Sul. É composto por:
-Acrux (também conhecida como Alfa Crucis ou ainda como Estrela de Magalhães), A mais brilhante;
-Becrux (também conhecida por Beta Crucis ou ainda por Mimosa);
- Gacrux (Gama Crucis ou ainda Rubídea);
- Pálida (ou Delta Crucis);
- Intrometida (ou Épsilon Crucis).

Orientação através da natureza
Ao observar o lugar onde o sol nasce pela manhã, é chamado de leste, e onde se pões é o Oeste. Para saber o sul e o norte basta se posicionar, com os braços estendidos, de maneira que o braço direito fique para o lado leste, e o braço esquerdo a oeste. Desta maneira, onde estará olhando para frente é o norte e ás suas costas é o sul.

Os pontos cardeais
  Com a observação dos movimentos do sol, forem estabelecidos os pontos cardeais.
PONTOS CARDEAIS
SIGLAS
 Norte
N
Sul
S
Leste
L
Leste
O

Os pontos colaterais
Além dos pontos cardeais, foram criados também os colaterais. São os pontos intermediários entre os cardeais, assim entre o norte e o oeste fica o noroeste, entre o norte e o leste fica nordeste, entre o sul e o oeste fica o sudoeste, entre o sul e o leste fica o sudeste.

PONTOS COLATERAIS
SIGLAS
Nordeste
NE
Sudeste
SE
Noroeste
NO
Sudoeste
SO
Pontos subcolaterais
Entre os pontos cardeais e colaterais, existem ainda os subcolaterais. Assim, entre o norte e nordeste é o ponto nor-nordeste, entre o leste e o nordeste é o ponto  leste-nordeste, entre o leste e o sudeste é o ponto sul-sudeste, entre o sul e o sudoeste é o ponto sul-sudoeste, entre o oeste e o sudoeste é o ponto oeste-nordeste e entre o norte e o noroeste é o ponto  nor-nordeste.
PONTOS SUBCOLATERAIS
SIGLAS
Nor-Nordeste
NNe
Leste-Nordeste
LNe
Leste-Sudeste
LSe
Sul-Sudeste
SSe
Sul-Sudoeste
SSo
Oeste-Sudeste
OSo
Oeste-Nordeste
ONo
2. Bússola       


O instrumento mais antigo utilizado para determinar as direções é a bússola. Acredita-se que ela tenha sido inventada pelos chineses, há aproximadamente 4 mil anos. O ponteiro da bússola aponta aproximadamente para o norte geográfico da Terra, a partir daí é possível localizar os demais pontos.



3. GPS
Nos últimos anos tem se difundido um aparelho anteriormente militar chamado GPS (Global Position System). Utilizando uma rede de satélites artificiais, ele posiciona com precisão a localização desejada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário