terça-feira, 1 de setembro de 2015

O Neolítico

O neolítico vem de neo = novo + lítico = pedra, idade da pedra polida. Ocorreu a cerca de 10.000 a 4.000 anos atrás. Neste período ocorreu o desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais, desenvolvendo as atividades do pastoreio. Isto possibilitou alguns grupos humanos abandonaram o nomadismo. Nesta época o homem atingiu um importante grau de desenvolvimento e estabilidade.

Agricultura
Por volta de 10.000 atrás, os glaciares derreteram e o gelo recuou para as zonas polares. As temperaturas médias da Terra aumentaram e desenvolveu-se o clima “quente úmido” em algumas partes do planeta (Oriente Médio, América Central, China e sul da Ásia). As mudanças climáticas fizeram surgir novas espécies de plantas, como a cevada e o trigo.
Aos poucos os homens foram se fixando às margens dos rios, local onde os animais iam beber água e, portanto, um local ideal para caça. A cevada e o trigo se desenvolveram naturalmente às margens dos rios, devido a fertilidade do local com as cheias. Inicialmente os seres humanos somente colhiam as sementes, com o passar do tempo verificaram que ao jogá-las na terra, dava origem a novas plantas. O homem passou a semear e a colher o trigo e a cevada, por volta de 8.000 anos atrás.

A domesticação e criação de animais
O cão, foi o primeiro animal a ser domesticado por volta de 10.000 anos atrás, antes mesmo de se desenvolver a agricultura. Com a agricultura o homem se fixou em um local, possibilitando a criação de animais para o abate.
Durante as caçadas o homem lavava as crias para junto dos acampamentos, colocavam em cercas a fim de retirar lã, leite e carne, além de utilizá-los como fonte de energia para realizar trabalhos. O carneiro, a cabra e o porco foram domesticados por volta de 8.000 anos atrás. O boi há 6000 e a galinha e o pato há 3.000 anos atrás.

Utensílios
Por volta de 6000 anos atrás, o homem começou a fabricar utensílios a fim de ajudar na agricultura: machados (derrubar árvores e limpar terreno), enxadas (cavar), arado (cavar a terra para semear), foices (ceifar o cereal) e pilões (moer o cereal).

Cerâmica
Culturalmente, deu-se início a fabricação de utensílios e instrumentos de trabalho, atividade chamada de artesanato.  Iniciou-se a técnica que transforma a argila em um material duro e resistente, a cerâmica.
Surgiram as primeiras panelas e potes. Com as panelas, o homem pode cozinhar a carne, e o potes pode armazenar alimentos e água.

Roda
O surgimento da roda ocorreu neste período. Com ela foi possível moer os grãos na cerâmica, além de facilitar o transporte.

Tecelagem
No período, os seres humanos dominaram a técnica de tecer tecidos e confeccionar vestimentas a partir de fibras naturais como algodão e lã de ovelhas.

Cestaria
Aproveitando-se do couro de animais e de fibras naturais como vime e palha os seres humanos produziam cestos, que os auxiliavam no transporte e armazenamento de objetos e alimentos.
Casas
As primeiras casas eram de formas arredondadas, construídas de materiais encontrados no local. Adobe (tipo de tijolo), argila sobre uma armação de madeira e pedra. Com o aumento das comunidades, a forma circular foi sendo substituída pela forma retangular.

Comércio
A produção de excedentes agrícolas e sua armazenagem garantiam o alimento necessário para os momentos de seca ou inundações. Com mais alimentos, as comunidades foram crescendo e logo surgiu a necessidade de trocas com outras comunidades. Foi nesta época que ocorreu um intenso intercâmbio entre vilas e pequenas cidades. Surgem os barcos, facilitando o deslocamento por água.

Divisão do trabalho
A divisão de trabalho, em que foram divididas tarefas, tendo base no sexo e na idade dentro destas comunidades, aumentou ainda mais, dando origem ao trabalhador especializado.
1. Produtores: agricultores, pastores e artesões;
2. Guerreiros: homens jovens e saudáveis que cuidavam o locam onde estavam de ataques;
3. Anciãos: chefes da aldeia, eram homens mais velhos e respeitados devido sua experiência.

Monumentos megalíticos
Neste período, também foram erguidos conjuntos de grandes esculturas de pedra, chamada de estruturas megalíticas. Os monumentos eram feitos com grandes blocos de pedra e provavelmente cumpriam uma função religiosa e funerária.
Os monumentos constituídos de uma única pedra cravada verticalmente no solo recebem o nome de menir (pedra longa). O conjunto de três menires, formavam uma “mesa” (chamada dólmen). Uma série de menires e dolmens agrupados em círculos, semicírculos, retângulos ou sem nenhuma ordem recebe o nome de cromeleque. O mais famoso é o Stonehenge, na Inglaterra, provavelmente construído para realizar cerimônias de culto aos Sol e a Lua. 

-Primeiros Passos em História
-Evolução do Ser Humano


Nenhum comentário:

Postar um comentário